Início Geral Especial dia do soldado | Mensagem do comandante do 7º BIB à...

Especial dia do soldado | Mensagem do comandante do 7º BIB à comunidade

Em Santa Cruz, 7° Batalhão de Infantaria Blindado realiza cerimônia alusiva à data na próxima sexta-feira

Guilherme Athayde
[email protected]

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realizará em seu quartel, em Santa Cruz do Sul, formatura alusiva ao Dia do Soldado na próxima sexta-feira, 29, a partir das 10h30m. O objetivo é divulgar à sociedade o compromisso do Exercito Brasileiro com a formação de seus soldados.

O comandante do 7º BIB, coronel Orlando Mattos Sparta, enviou ao Riovale Jornal uma mensagem especial aos leitores, destacando a importância de se evidenciar o patrono do Exército, Duque de Caxias, e aos bravos integrantes do Exército Brasileiro. A seguir, a íntegra da manifestação.

“No dia 25 de agosto, Dia do Soldado, fazemos homenagem ao nosso patrono, Duque de Caxias. Militar que se destacou participando das guerras da independência do Brasil, dos conflitos do período regencial e culminou em ser o comandante das Forças Brasileiras na Guerra da Tríplice Aliança. Seu exemplo e sua liderança são passados para nossos militares a fim de os motivarem para cumprir nosso dever constitucional de defender a Pátria.

Nessa data realizamos alguns eventos importantes. A entrega de medalhas para aqueles militares que se destacaram durante suas carreiras militares, a entrega de diplomas aos recrutas que se destacaram no corrente ano e o compromisso dos recrutas diante da Bandeira Nacional de que defenderão nosso país sempre que o dever o chamar.” – Cel. Orlando Mattos Sparta de Souza, comandante do 7º BIB Regimento Gomes Carneiro

A origem da data de homenagem aos militares

Comemoração do Dia do Soldado em Brasília teve homenagem aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial

Comemorado no dia 25 de agosto, o Dia do Soldado é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias. A data é comemorada desde 1923, época da celebração dos 120 anos do hoje patrono do Exército, nascido no município de Valença, no Rio de Janeiro, em 1803.
Em 25 de agosto de 1923, o ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, baixou o Aviso n° 443, em que determinava que, daquele ano em diante, sempre naquela data, ocorreria “uma formatura de tropas do Exército, às quais hão de se reunir destacamentos da Marinha e da Brigada Policial”, em homenagem ao duque de Caxias, tal como ocorria com o almirante Barroso e o general Osório, herois da Guerra do Paraguai, respectivamente, na batalha naval do Riachuelo (11 de junho de 1865) e na batalha de Tuiuti (24 de maio de 1866).