Início Religião Espiritismo XII

Espiritismo XII

Odilon Blank*

Continuaremos com perguntas e respostas sobre a Doutrina Espírita, extraídas do “Livro dos Espíritos” e dadas pelos Espíritos Superiores os que, embora irmãos nossos, por sua experiência através das vidas sucessivas, adquiriram maior sabedoria que nós e sabem melhor das coisas.
1- Os espíritos tiveram princípios ou existem como Deus, de toda eternidade? Se não tivessem princípios seriam iguais a Deus, mas são criação sua. Como ele nos criou e quando, nada sabemos. É um mistério.
2- A criação dos espíritos é permanente ou só se deu na origem dos tempos? É permanente; Deus jamais deixou de criar.
3- Os espíritos são imateriais? São incorpóreos, pois há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada  e é tão etérea que foge ao alcance dos sentidos.
4- Os espíritos tem fim? A existência dos espíritos não tem fim e é tudo o que podemos dizer por ora.
5- Qual é o principal, o mundo espiritual ou o material? O mundo espiritual, pré existe e sobrevive. O mundo material é passageiro e nele “tudo passa”.
6- Ocupam os espíritos uma região determinada no espaço? Estão por toda parte, nem todos vão a toda, pois há regiões interditadas  aos menos adiantados.
7- Os espíritos tem forma determinada? Sim, ele é, se quiserdes, uma chama ou um clarão, que vai do escuro opaco( atrasados) a uma cor brilhante qual rubi ( adiantados).
8- Eles gastam algum tempo para percorrer o espaço? Sim , mas o fazem com a rapidez do pensamento.
9- O pensamento não é a própria alma? A alma é quem pensa; o pensamento é um atributo.
10- A matéria é obstáculo?  Nenhum, os espíritos passam através de tudo, conforme sua evolução.
(Continua)

*Aposentado