Início Religião Espiritismo XIII

Espiritismo XIII

Odilon S. Blank

O Espiritismo não é uma filosofia “revelacionista” nem tem dogmas “imutáveis”, pois com a lei do progresso, o que hoje temos por verdade, amanhã pode ter modificações, já que nada fica estacionário no campo filosófico, sob a pena de ruir, com o advento de novas concepções mais de acordo com a ciência e o bom senso.
Continuamos com perguntas e respostas sobre a Doutrina Espírita:
1- O espírito tem alguma cobertura? Envolve-o uma substância, vaporosa para o plano material, mas grosseira para os espíritos.
2- De onde vem este invólucro semi- material? Do fluído universal de cada globo, sendo diferente em cada mundo. Mudando de mundo, o espiritismo muda de invólucro.
3- Este invólucro tem formas determinadas? Tem a forma que o espírito queira.
4- São iguais todos espíritos? São diferentes, conforme o seu grau de perfeição alcançado.
5- As ordens ou graus tem números determinados? São ilimitados, mas podem ser divididos em três principais: Os perfeitos, os ainda imperfeitos, mas já com anseios de aperfeiçoamento e os grosseiros ou imperfeitos, nos quais predominam as más paixões.
Obs: Mesmo os mais cruéis e atrasados, aos poucos vão evoluindo e atingindo níveis morais sempre mais elevados. O mal eterno não existe; existe a ignorância.
A classificação dos espíritos se baseia no grande adiantamento deles, nas qualidades já adquiridas e imperfeições a corrigir. Ela nada tem de absoluta.   Há os muito ignorantes, os muito pérfidos, os hipócritas, etc. tal qual entre os homens do mundo material.
Entre os Espíritos imperfeitos predomina o mal, a ignorância, o orgulho, egoísmo e todas as paixões daí advindas. Intuem Deus, mas não os compreendem. Nem todos são maus, há os levianos e maliciosos. Uns se comprazem no mal e aproveitam todas as ocasiões para praticá-lo.
Podem ser inteligentes, mas só utilizam sua inteligência para a maldade, com ideias poucas elevadas e pensamentos impuros e maldosos.
(continua)