Início Esportes Estadual de Basquete: Cosseno estreia contra o Caxias

Estadual de Basquete: Cosseno estreia contra o Caxias

Nelson Treglia
 
Rolf Steinhaus

Cosseno se prepara para a estreia, que será nesta sexta-feira em casa contra o Caxias Basquete
 
Está chegando a hora. O Cosseno/Radson/Pizzaiolo/Santa Cruz estreia nesta sexta-feira no Campeonato Estadual de Basquete Masculino. A partida acontece a partir das 20h, no ginásio do Corinthians, diante do Caxias Basquete. O adversário do Cosseno é o atual vice-campeão gaúcho e, na estreia pelo Estadual 2013, derrotou o campeão de 2012, o Bira de Lajeado. A equipe santa-cruzense é treinada por Athos Calderaro e, no grupo de jogadores, conta com ídolos do basquete, como Alexandre Cruxen e Rogério Klafke.
O segundo jogo do Cosseno será já neste domingo, contra o Java em Estância Velha, às 16h. O desafio da equipe de Santa Cruz, num primeiro momento, é buscar a classificação para os playoffs. As seis equipes do campeonato se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam aos playoffs, onde vão acontecer as semifinais e a final do Estadual. Além do Cosseno, do Caxias, do Bira e do Java, outras duas equipes integram a competição: o Luba, de Uruguaiana, e a Sogipa, de Porto Alegre.
A primeira etapa do campeonato foi realizada no começo deste mês, em Lajeado. No Torneio Início, o Cosseno ficou em terceiro lugar. O Bira de Lajeado venceu o torneio, com o Caxias na segunda colocação. A realização do Estadual em si teve sua largada na última terça-feira, quando o Caxias derrotou o Bira por 73 a 67 (36 a 36 no primeiro tempo), na Serra Gaúcha. A partida abriu o campeonato e reviveu a final do ano passado, vencida pelo time de Lajeado. Em 2013, o Estadual vai se chamar Taça Matheus Rafael Raschen. Trata-se de uma homenagem ao santa-cruzense vítima da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria.
 
PALAVRA DO TÉCNICO
 
Athos Calderaro é o comandante do Cosseno neste Estadual. O técnico aposta na mescla de veteranos com jogadores mais jovens. “Temos jogadores experientes, como o Rogério, o Cruxen, o Paulinho e o Marcelo Martin. Por outro lado, contamos com atletas do Corinthians que disputam as categorias sub-17 e sub-19. Espero que isso resulte numa química boa, como mostramos no Torneio Início”, ressalta Athos.
O técnico diz que já tem um bom conhecimento do adversário desta sexta. “Enfrentamos o Caxias no Torneio Início. Eles também nos conhecem e são favoritos, porque se trata de uma equipe profissional. Mas estamos trabalhando para estrear com o pé direito, em busca de uma vitória”, explica Athos Calderaro.

Para o técnico, o Cosseno briga para ser a terceira força do campeonato. “Os times de Lajeado e Caxias estão em vantagem porque são profissionais. Nossa equipe é amadora. Mas nosso elenco de jogadores tem uma boa qualidade e um bom conjunto”, garante.