Início Geral Estudantes brasileiros disputam final global do programa de estágio da JTI

Estudantes brasileiros disputam final global do programa de estágio da JTI

Jovens do curso de Engenharia Mecânica da UNICAMP concorrem a duas vagas de estágio internacional na multinacional Japan Tobacco International (JTI)

Foto: Divulgação

Dois estudantes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) disputam nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a final global do Make It Bright. Para chegar a essa etapa do programa de seleção de estágio da JTI, eles venceram 36 duplas em nível  nacional e agora enfrentarão mais 26 equipes em nível global. Caso ganhem, poderão fazer um estágio de cinco meses em um dos 400 escritórios da empresa ao redor do mundo e mais um mês atuando em um programa social da empresa.

Para participar da seleção, a dupla formada por André Carrara e André Mafei, ambos alunos do curso de Engenharia Mecânica e com 22 anos, se inscreveu em abril propondo uma ideia de como oferecer melhores opções, produtos e experiências para consumidores, colaboradores e comunidades nas quais a JTI atua. Para Mafei, a oportunidade tem proporcionado um olhar diferente sobre como propor soluções disruptivas. “A razão para eu adorar participar de competições de inovação é que elas me motivam a ir além do que já existe de mais novo num segmento por meio da tecnologia. Esse aprendizado intenso que o Make It Bright tem nos proporcionado aperfeiçoa uma visão mais rápida e criativa de resolução de problemas. E ainda temos a chance de conquistar um espaço no time da JTI internacionalmente, o que é surreal e life-changing”, afirma.

Após ser selecionada, a proposta foi aprimorada com o auxílio de uma mentoria de colaboradores da JTI e depois foi avaliada por um júri, que teve a missão de selecionar o melhor projeto para ir à disputa global. “Fazer parte dessa experiência tem sido um desafio incrível e muito interessante. Ter esse suporte dos profissionais da JTI tem nos auxiliado a dar o nosso melhor. É muito evidente a evolução do projeto, que temos trabalhado há quase sete meses, mas também do desenvolvimento pessoal, profissional, de nossas habilidades, mentalidade e técnica”, ressalta Carrara.

Segundo Caren Morais, especialista em Gestão de talentos e Employer Branding da JTI,  o programa de seleção possibilita aos jovens vivenciarem uma experiência de trabalho real em uma grande organização. “Esse é um programa diferenciado, pois possibilita a formação e o desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, podem vislumbrar oportunidades de carreira enquanto passam por uma vivência de desenvolvimento de projeto, apresentação e avaliação”, afirma. E destaca que na final global os jovens apresentarão os projetos ao time de executivos da organização. 

Mafei ressalta que representar o Brasil na competição é motivo de orgulho. “Fomos selecionados como a melhor dupla do país e isso foi um reconhecimento muito especial. Depois de várias competições de que participei, essa é a primeira vez que chego ao primeiro lugar. Aliado a toda dedicação dos nossos mentores que ‘vestiram a nossa camisa’ e nos ajudaram e torceram muito pela nossa ideia, isso vem fazendo com que toda a experiência esteja sendo fantástica”, afirma. Já Carrara destaca a expectativa com a chegada do dia da apresentação. “É alta. Estou muito feliz de poder participar dessa seleção, representar o Brasil e também ansioso e otimista com a final. Além de também estar aguardando para ver as visões de pessoas de outros países que tiveram outras ideias, outras soluções e outros projetos para o mesmo desafio”, afirma.

A final global do Make It Bright será realizada de maneira on-line no dia 3 de dezembro. Nela, Mafei e Carrara vão interagir com os participantes de outras nacionalidades do Make It Bright e com executivos globais da JTI. Caso cheguem ao Top 5 da competição, eles ganharão o curso Top Skills na Royal Academy Of Dramatic Art de Londres, além da passagem e acomodação. Já se vencerem a competição, farão um estágio internacional de 5 meses em um dos 400 escritórios da empresa, além de atuarem por um mês em um projeto social. As inscrições para a próxima edição do programa devem abrir em março de 2021.

Imersão virtual
Realizado de maneira presencial em suas três edições nacionais até aqui, a seleção do Make It Bright de 2020 precisou passar por adaptações durante a pandemia do coronavírus. Tanto a divulgação, quanto mentorias e a viagem internacional precisaram ser replanejadas. “Este foi um ano bem atípico, tivemos que mudar todo o planejamento para proporcionar uma experiência virtual positiva e lidar com um cenário de incertezas. Contudo, chegamos ao final com um saldo muito positivo, com o triplo de participantes inscritos, mesmo com divulgação exclusivamente via redes sociais, e com aprendizados que vão nos ajudar aperfeiçoar a experiência para os próximos anos”, afirma Caren.

Outras mudanças também foram necessárias para garantir uma competição justa entre os competidores. Por exemplo, a empresa colocou à disposição computadores, cadeiras e outros materiais de escritório para os inscritos. Já para auxiliar os participantes a se sentirem imersos na JTI a aposta foi o acolhimento e a tecnologia. “Ao longo do processo enviamos presentes aos participantes, como cestas de café da manhã e alguns brindes. Nossos times de mentores também estiveram à disposição para auxiliá-los ao longo do processo, realizaram reuniões virtuais, encontros e debates. Além disso, utilizamos realidade virtual para ‘levá-los’ até a nossa sede global em Genebra”, destaca Caren.

Aos participantes, o esforço da organização valeu a pena. “É claro que havia a expectativa de participar da final de forma presencial, mas o momento não é esse. Acho que a JTI está conseguindo fazer com que a gente sinta a atmosfera da final, mandaram presentes, pudemos trocar experiências com as equipes e pessoas ao redor do mundo. Está sendo uma experiência de sucesso”, destaca Carrara.