Início Educação Estudantes da Unisc realizam intercâmbio em oito países

Estudantes da Unisc realizam intercâmbio em oito países

Todos os semestres, a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) possibilita a diversos estudantes de graduação a realização de intercâmbio no exterior. Atualmente, há 27 acadêmicos estudando em oito países – Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal –, sendo 21 jovens pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e seis pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai).
Um dos estudantes é William Karlo Pappen Maurin, 20 anos. Desde o final de fevereiro, ele está cursando Arquitetura e Urbanismo na Escuela Técnica Superior de Arquitectura, da Universidad de Sevilla, na Espanha, onde permanecerá até o dia 31 de julho. “Sempre tive vontade de fazer intercâmbio, já que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem muitas referências no exterior. Estou agregando conhecimento para complementar a minha graduação, além de aprender novas culturas e conhecer novos lugares e pessoas”, afirma.

Arquivo pessoal

Cândida: realização de um antigo sonho

Segundo Maurin, o intercâmbio na Espanha está sendo a melhor experiência que já viveu. “Tem sido incrível aprender sobre arquitetura e essa cultura em geral. É muito interessante ver como os espanhóis valorizam o trabalho do arquiteto urbanista e as universidades, o estudante, dando a eles grandes oportunidades para concursos e debates”, analisa.
Para sua colega de curso, Cândida Angelin, 21 anos, o intercâmbio na Espanha é a realização de um antigo sonho. “Desde muito nova já pensava em fazer intercâmbio. Não sabia muito bem para onde iria, mas tinha certeza que um dia moraria no exterior”, revela. Cândida conta que está gostando muito de morar e estudar em Sevilha. “Apesar de, às vezes, passar por momentos complicados e ter que aprender a me virar sozinha, é uma experiência fantástica.  Recomendo para todo o mundo, pois é uma aula diária de cultura e de crescimento pessoal”, salienta.

Arquivo pessoal

William: a melhor experiência que já viveu

Da Espanha para Santa Cruz
Quem também está passando pela experiência de conviver com os costumes de outro país é o estudante Jorge Calvo Gómez, 24 anos. Por meio de intercâmbio, ele veio da Universidad de Valladolid, na Espanha, para a Unisc, onde está cursando História. Em Santa Cruz do Sul desde o dia 21 de fevereiro, o jovem foi acolhido por uma família local e ficará na cidade até 31 de julho. Gómez diz sentir-se muito feliz por estar no Brasil. “É um conjunto de vivências diárias muito diferentes do meu cotidiano na Espanha. Estou gostando da comida, das pessoas e do clima”, assegura.