Início Geral Evento da ACI | “Carreira é uma sequência de experiências significativas”

Evento da ACI | “Carreira é uma sequência de experiências significativas”

Especialista Kátia Oliveira Ackermann foi a palestrante da última edição do Tá na Hora, enfatizando a qualificação no mercado de trabalho

Ana Souza
[email protected]

A Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), realizou na terça-feira, 5, no restaurante do hotel Águas Claras, a última edição de 2023 do ‘Tá na Hora’ e que trouxe como temática os ‘Desafios da liderança do novo mundo no trabalho’. A palestra foi realizada por Kátia Ackermann, diretora de desenvolvimento da Produtive, uma das maiores consultorias do Brasil em gestão de carreiras nas organizações. O destaque foi para as mudanças pós-pandemia de Covid-19, quando o mercado externo passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Momento este que fez com que todos tivessem que se reinventar para se manter ativo no ramo em que atuavam. A especialista frisou as transformações pertinentes na gestão de carreira, o papel da liderança no decorrer desse processo e a relação deste com a retenção de talentos.
Antes do início da explanação, o presidente da ACI, Cesar Cechinato destacou que há 6 anos o evento é realizado e se tornou o maior reunião-almoço do interior do Rio Grande do Sul. “A temática é sobre carreira e mercado de trabalho. A palestra da Kátia nos faz lembrar sobre a cadeia produtiva do tabaco, na qual as empresas percebem que há uma necessidade de se estabelecer um ‘blend’ (harmonização) entre a contratação e a manutenção de equipes com perfil mais jovem. Que a geração que está chegando ao mercado de trabalho traga esta diversidade e que seja unida aos ‘50+’, ou seja aqueles profissionais que tem mais de 50 anos e que trazem uma bagagem rica em conhecimento”.
Vivemos uma era, dos anos 90 aos anos 2000, com muitas tecnologias, destaca a palestrante. “Foi uma época em que tudo chegou para todos ao mesmo tempo e em um ambiente de transformação muito grande. Novas oportunidades, conhecimentos e comportamentos. A carreira é uma sequência de experiências significativas de trabalho ao longo do tempo. Esta se constrói a partir da conversa de carreira; diálogo de desenvolvimento; conexão com a internet de carreira e os feedbacks e avaliação de performance.”
Uma das questões destacada por ela é referente aos jovens que trazem em si o imediatismo. “Eles chegam ao mundo do trabalho, que está de forma diferente e que surge com novas opções. Deve-se dialogar sobre carreira com eles e fazer com que, através de diálogos, possa vislumbrar uma função que o leve a ser uma liderança. Eles precisavam ser motivados e a qualificação entra nesse processo. O ano 2020 surgiu como uma nova era do trabalho. A era da personalização. Em 1960 a era do emprego com a carreira gerida pela empresa; 1990 a empregabilidade com o ser atrativo para emprego em mais de uma empresa e o ano 2000 a trabalhabilidade, com imprevisibilidade, com colapso do plano de carreira e o protagonismo acompanhado pelo diálogo. Tudo isso exigiu que todos se reinventassem com o passar do tempo. Mudamos nosso ambiente de vida. Emprego algum oferece tudo o que queremos, por isso a qualificação profissional se torna essencial e vivemos mais tempo no trabalho e a empregabilidade é a sobrevivência para o futuro”, enfatizou Kátia.
O Tá Hora conta com o patrocínio da BAT Brasil, BRDE, JTI, Banrisul, Philip Morris Brasil, Unimed, Universal Leaf, Unisc e Gazeta Grupo de Comunicações.

A PALESTRANTE

Psicóloga formada pela Urcamp, Kátia Oliveira Ackermann possui especialização em Psicologia Hospitalar, com ênfase na Saúde Mental do Trabalhador, e Licenciatura Plena em Psicologia, ambas pela Universidade de Federal do RS (UFRGS). Com MBA em Gestão Empresarial (FGV) também é especializada em Educação Corporativa pela FIA-SP, coach e mentora de carreiras. Ao longo de 20 anos, Ackermann construiu uma sólida trajetória profissional na área de Desenvolvimento de Carreira e Gestão de Negócios, atuando em planejamento estratégico, na identificação de oportunidades de mercado, no desenvolvimento de novos produtos e na identificação de talentos. Atua ainda como facilitadora de aprendizagem e palestrante em cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades com o tema: “Como construir uma carreira de sucesso”.

Kátia Ackermann trouxe para o evento a importância da personalização no mercado de trabalho
Rodrigo Assmann