Início Geral Evento debate política de resíduos sólidos

Evento debate política de resíduos sólidos

Iniciou na manhã desta quarta-feira, 31, no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente. A solenidade de abertura contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes dos municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Também participaram membros da Cooperativa dos Catadores, setor empresarial, sindicatos e comunidade.
A programação iniciou com a leitura do regimento interno da conferência e seguiu com palestras sobre os temas Produção e Consumo Sustentável e Redução dos Impactos Ambientais. A parte da tarde será reservada para discussões e votação de 10 prioridades das 16 selecionadas pelos grupos de trabalho.
As atividades seguem nesta quinta-feira, 1º de agosto, com palestras sobre Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental. Neste dia, serão eleitas mais 10 prioridades e escolhidos os delegados que levarão as demandas à etapa estadual, que ocorre nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Porto Alegre. Já a Conferência Nacional será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília, com o tema Vamos cuidar do Brasil. O objetivo é debater uma das principais preocupações ambientais do Brasil: a geração e o tratamento de resíduos sólidos.
O presidente da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente e secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, destacou os debates provocados pelo evento como primordiais para garantir o futuro das próximas gerações e a sustentabilidade urbana. “Esperamos que a comunidade veja nos resíduos uma oportunidade de desenvolvimento econômico, ambiental e social, engajando-se nesse processo democrático e participativo.”
Também integraram a mesa de autoridades o chefe de gabinete Edson Luís de Azeredo, representando o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst; a coordenadora da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, Gislaine Pacheco; a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rosane Petry; e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Fernando Schwanke.

Fotos: DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Raul Fritsch: “oportunidade de desenvolvimento econômico, ambiental e social”

Evento foi aberto ontem no anfiteatro do bloco 18 da Unisc