Início Especiais Evento deverá reunir mais de 1,1 mil pessoas

Evento deverá reunir mais de 1,1 mil pessoas

Segundo o coordenador do 29º Eicon, Mário Kist, Santa Cruz do Sul receberá cerca de 1,1 mil pessoas durante o Encontro Estadual dos Contabilistas do Rio Grande do Sul – Eicon/RS. “O evento ocorreu pela última vez em Santa Cruz do Sul no ano de 2005. Esta será a quarta vez que estaremos realizando o evento, sendo que já o fizemos nos anos de 1986 e 1996.”
Kist se disse muito otimista para o evento. “Estamos nos preparando para o 29º Eicon desde o ano passado, em parceria com a Federacon e Sesc. Nossa expectativa é reunir, entre atletas e familiares, mais de 1,1 mil pessoas. Foi uma união de esforços para conseguirmos uma programação bastante ampla e diversificada, pois o evento envolve não somente a classe contábil, mas também os familiares. São modalidades que abrangem a parte esportiva e social. Dentro da programação há jogos esportivos com 13 modalidades, jantar baile, City Tour e o Chá das Damas. É um evento consolidado e com grande participação.”
O 29º Eicon congrega muitas pessoas. “Envolve associados, amigos e familiares. Para os profissionais é uma forma de manter a condição física durante o ano e treina para participar do encontro. Santa Cruz do Sul contabilizou até quinta-feira, 91 atletas que irão participar. Das 13 modalidades, a bocha será disputada no Parque do Chimarrão em Venâncio Aires e o restante será no município. Até o ano de 2012, tínhamos a participação de acadêmicos nas modalidades de Futsal e Voleibol, este ano haverá um acadêmico participante em cada modalidade. Durante o Congresso Técnico, que acontece na sexta-feira à noite, o Sesc fará o sorteio das chaves para definir as disputas.”
Além da integração dos contabilistas, Mário Kist, enfatizou que o evento traz desenvolvimento para a cidade. “Participo desde 1986, são 17 anos. Já estive em todos os locais onde o encontro ocorreu. O Eicon estimula o turismo e a economia, gerando para Santa Cruz ainda mais desenvolvimento. Temos um grande apoio do município.”

JOCOBRAS

Kist enfatiza que os primeiros colocados em cada modalidade participam dos Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras), que será realizado em 2014 no Estado do Paraná. Em 2012, o Sincotec-Varp esteve presente no evento realizado em Joinville, Santa Catarina, com 37 atletas.
A primeira edição dos Jocobras foi realizada em 2008, no município de Guaratuba (PR). Dois anos depois ocorreu em Santa Maria (RS). Desde então, a competição tem agregado um número cada vez maior de participantes, valorizando a prática esportiva e a integração social. O evento acontece a cada dois anos, integrando os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PRESENÇA NOS JOGOS

Santa Cruz do Sul já foi sede do Encontro Estadual dos Contabilistas do Rio Grande do Sul – Eicon/RS. O evento reúne os sindicatos gaúchos em diversas competições esportivas. A última edição no município foi em setembro de 2005, organizada pelo Sincotec, hoje Sincotec-Varp. Cerca de mil pessoas, entre competidores e familiares, prestigiaram o encontro vindas dos mais diversos municípios do Estado, entre eles Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Uruguaiana, além de Santa Cruz.
O Eicon/RS é realizado todos os anos, cada ano em uma cidade diferente, com o objetivo de promover uma maior integração dos profissionais da contabilidade e familiares. São promovidos pela Federação dos Contabilistas do Estado do RS com os sindicatos filiados e acontecem desde 1985.

Fotos: Ana Souza

Kist: “O Eicon é um evento já consolidado e que congrega toda a classe contábil”

Alguns dos troféus conquistados pelo Sincotec-Varp nas etapas do Eicon

Participação do Sincotec-Varp

2010 – Caxias do Sul
Futsal Master – 1º lugar campeão
Goleiro menos vazado – 1º lugar Vilson Peiter
Futsal Sênior – 2º lugar vice-campeão
Goleiro menos vazado – 1º lugar Ricardo Kich
Goleador – 1º lugar Fábio Luciano
Futsal Força Livre – 2º lugar vice-campeão
Rústica – 1º lugar TarcilaBaier

2009 – Porto Alegre
Futsal Força Livre – 2º lugar
Futsal Master – 1º lugar
Futsal Sênior – 2º lugar
Futsal Master – 1º lugar em disciplina
Campeão Geral – 2º lugar

2008 – Passo Fundo
Futsal Força Livre – 1º lugar
Rústica – 1º e 2º lugar
Futsal Sênior – 2º lugar
Futsal Master – 3º lugar

2007 – Santa Maria
Futsal Força Livre – 1º lugar
Rústica – 2º lugar
Canastra – 3º lugar
Voleibol – 3º lugar

2006 – Canoas
Voleibol – 1º lugar
Futsal Sênior – 2º lugar
Futsal Força Livre – 4º lugar

2005 – Santa Cruz do Sul
Futsal Força Livre – 1º lugar
Voleibol – 2º lugar
Canastra – 3º lugar
Bolão – 3º lugar
Geral – 3º lugar

2004 – São Leopoldo
Futsal Sênior – 1º lugar

2003 – Pelotas
Futsal Força Livre – 1º lugar
Canastra – 2º lugar
Voleibol – 3º lugar

2002 – Uruguaiana
Futsal Força Livre – 3º lugar
Voleibol – 2º lugar

2001 – Lajeado
Voleibol – 2º lugar

2000 – Ijuí
Futsal Força Livre – 1º lugar
Voleibol – 2º lugar