
Divulgação/ACI Santa Cruz
A Reforma Tributária foi o tema central da reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul ontem, no Hotel Águas Claras. O encontro teve como objetivo orientar empresários da região sobre os impactos e exigências da transição para o novo sistema de impostos brasileiro, que começa a ser implementado em 2026 e se estende até 2033.
O convidado para conduzir o debate foi Altemir Linhares de Melo, superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul. Reconhecido por sua atuação em projetos como o Sped e o eSocial, o auditor-fiscal destacou que a reforma vai além da substituição de tributos, exigindo uma adaptação estratégica por parte de gestores, contadores e líderes empresariais. “A mudança na mecânica de crédito e débito requer adequação tecnológica dos sistemas de gestão e planejamento financeiro rigoroso”, alertou.
A nova tributação sobre o consumo substituirá PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um IVA Dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), compartilhado entre estados e municípios. A cobrança inicial e compensável começa em 2026, com alíquotas simbólicas de 0,1% para o IBS e 0,9% para o CBS.
Entre os principais avanços apontados por Linhares estão o princípio do destino, que encerra a guerra fiscal ao transferir a arrecadação para o local de consumo, e a não cumulatividade plena, que garante crédito imediato nas aquisições. Mecanismos como o Split Payment e a Apuração Assistida pelo Portal do Contribuinte devem reduzir significativamente a burocracia e o tempo gasto com obrigações fiscais.
A ACI reforça que o diálogo sobre temas estruturantes como a Reforma Tributária é essencial para preparar o setor produtivo para os próximos desafios. Em sua oitava edição consecutiva, o Tá na Hora se consolida como um dos principais eventos empresariais da região, reunindo líderes, profissionais e empreendedores em busca de atualização e networking. O evento tem o patrocínio do Banrisul, BRDE, BAT, Gazeta Grupo de Comunicações, JTI, Philip Morris Brasil, Sicredi, Unimed, UNISC e Universal Leaf.
Vendas no ambiente digital é tema do Café Empresarial

Divulgação
A ACI de Santa Cruz do Sul realiza na próxima quinta-feira, 16, mais uma edição do tradicional Café Empresarial. O evento acontece às 8 horas no Antigo Bistrô e terá como tema “Vendas em Tempos Digitais: o que está funcionando para negócios locais”. A atividade conta com o apoio do Sebrae-RS e será conduzida por Simone Viana, consultora credenciada da entidade e especialista em marketing digital e tráfego pago.
Com mais de uma década de atuação e cerca de 1,5 mil empresas atendidas, Simone trabalha com foco em negócios locais e empresas B2B. Durante o encontro, ela compartilhará estratégias práticas voltadas à geração de demanda, uso de inteligência artificial aplicada ao marketing e ações que podem impulsionar os resultados comerciais no ambiente digital.
As inscrições são gratuitas para associados da ACI, com limite de até duas pessoas por empresa. Para não associados, o investimento é de R$ 30,00. Interessados podem confirmar presença pelo telefone ou WhatsApp (51) 3713-1400. Presente na programação da entidade há mais de 20 anos, o Café Empresarial é reconhecido como espaço de troca de experiências e atualização profissional. Empresários, gestores e profissionais da região participam de uma roda de conversa sobre temas atuais, acompanhados de café da manhã e momentos de integração.
A iniciativa ressalta a missão da ACI em promover conhecimento e fortalecer o ecossistema empreendedor local, conectando especialistas e lideranças em torno de temas relevantes para o desenvolvimento dos negócios. O Café Empresarial conta com o patrocínio de Antigo Bistrô, Bitencourt Seguros, Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.














