Início Geral Ex-secretário assume cargo no Estado

Ex-secretário assume cargo no Estado

SuilanConrado
[email protected]

O ex-secretário municipal de desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul, Jair Jasper, assumiu a coordenadoria da diretoria de planejamento e captação de recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) do Rio Grande do Sul.
A Agência é o braço operacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), e realiza um trabalho ativo na prospecção de novas oportunidades econômicas para o Estado, além de coordenar a recepção de empresários interessados a investir em solo gaúcho.
Na nova função, Jasper se coloca à disposição para auxiliar em demandas relacionadas a investimentos e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo. Ele conta que acompanhoua criação da AGDI, e sempre apostou que ela pudesse ser um grande diferencial na captação de recursos. O coordenador frisa ainda, que a experiência em Santa Cruz foi fundamental na hora de adotar o novo cargo.

-Quem lhe convidoupara assumir tal posição?

“Acompanhei a AGDI desde sua criação, sempre achei que poderia ser um grande diferencial para a captação de investimentos. Fizemos alguns trabalhos em conjunto (AGDI e Secretaria de Desenvolvimento de Santa Cruz), muito elogiados pela SDPI, a qual a AGDI está atrelada.Já houve sondagem durante a minha estada no município, e quando do termino do governo em Santa Cruz, me coloquei a disposição da Agência. Com a saída do coordenador da diretoria de planejamento e captação de recursos, se oportunizou a minha ida para Porto Alegre.”

 -Você acredita que o cargo de  ex-secretário do Desenvolvimento de Santa Cruz, tenha sido fundamental para esta nova proposta em sua carreira?

 “Com certeza pesou muito. Profissionais capacitados, com experiência na área privada e pública e com espírito empreendedor são difíceis de achar, principalmente para área pública de não concursados, os chamados CC’s. O trabalho não tem estabilidade e sempre está limitado a 4 anos, período do mandato. A experiência como secretário municipal me trouxe a visão de outro ângulo. Naárea pública só se pode fazer o que está previsto em lei, na área privada pode se fazer tudo o que não está proibido. Gerir um município é complexo porque se relaciona com todos os segmentos da sociedade, saúde, agricultura, segurança, educação, obras, meio ambiente, habitação, etc. Numa empresa geralmente é mais específico, na sua maioria lida apenas com um segmento, metalúrgica, logística, frigorífico, tabaco etc.”


-Neste primeiro momento, como se encontra o interesse do empresariado brasileiro em  investir no Rio Grande do Sul?

 “A AGDI foi criada justamente para ser o braço executivo da SDPI, para realizar um trabalho ativo na prospecção de novas oportunidades econômicas para o Estado e coordenar a recepção dos empresários interessados em investir no RS, além de promover a  aproximação entre o Estado e o empresariado gaúcho. A AGDI faz parte de um sistema de desenvolvimento e que envolve várias secretarias e órgãos. Esse trabalho de esforço concentrado não era feito, e tem sido um grande diferencial. Especificamente sobre o interesse do empresariado brasileiro e de fora em  investir no RS, eu diria que existe muita procura, já foram feitos mais de 800 atendimentos a empresas na Sala do Investidor (em dois anos), local único de atendimento a demandas como: incentivos fiscais, áreas industriais, licenciamento ambiental, Fundopem,tributação e financiamento. É claro que temos limitações, como a infraestrutura, a distância do grande centro consumidor (RJ/SP/MG) o baixo investimento público, ocasionados por anos de déficitpúblico, mas temos muita coisa boa começando a ser explorada, como as hidrovias, nosso porto de Rio Grande, investimentos em novas ferrovias que vão com certeza ajudar a amenizar nossos gargalos.”

 


Arquivo/RJ


Jair Jasper: o país e o mundo têm muito interesse em investir no Rio Grande do Sul