Início Educação Expansão | Colégio Mauá apresenta projeto de novo prédio e lança campanha...

Expansão | Colégio Mauá apresenta projeto de novo prédio e lança campanha junto à comunidade

Doações podem ser feitas por PIX e depósito bancário

Na apresentação, o diretor Raschen expôs o Livro de Ouro, com os nomes dos doadores do Colégio
Foto: Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Na quarta-feira, 22 de novembro, a direção do Colégio Mauá apresentou, durante coletiva de imprensa, o projeto do novo prédio do Ensino Médio da instituição. Na ocasião, também foi lançada a campanha de doações em prol da construção da nova estrutura, que será edificada na Rua Conselheiro Augusto Hennig, no decorrer de 2024.
O prédio terá 4 mil metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, três espaços para laboratórios (de Química, Física e Biologia), salas administrativas e área de convivência, além de placas de energia solar e reaproveitamento de água da chuva. A construção do edifício visa atender melhor a demanda da comunidade, ofertando espaços diferenciados com a tradicional qualidade oferecida pelo colégio, como explica o diretor Geral, Nestor Raschen: “Quanto mais espaço, mais opção de variar o processo de ensino”.

Doações

A obra, que será realizada entre janeiro e dezembro de 2024, com recursos próprios da escola, também conta com doações de ex-alunos, pais, amigos do colégio e empresas. “Estamos buscando o apoio da comunidade para uma campanha de doações em benefício desta obra, tendo em vista que é algo para a atual e futuras gerações”, frisa Raschen. O projeto arquitetônico da nova estrutura é assinado pelo Escritório Estilo Arquitetura, e a obra estará sob a responsabilidade do engenheiro Astor José Grüner.
Em 2016, uma campanha semelhante já foi realizada, para a construção do prédio do Ensino Fundamental. As contribuições, de qualquer valor, podem ser feitas via PIX CNPJ 95.431.284/0001-87, ou por depósito bancário, pela conta 3496-7, agência 0180-5, no Banco do Brasil. Após o envio do valor, é necessário encaminhar o comprovante para o número de WhatsApp (51)3056-8321, ou pelo e-mail [email protected].

Novo prédio conta com 24 salas de aula e três espaços para laboratórios
Reprodução

O nome marcado na história do Mauá

Com o histórico de cooperação desde a sua fundação, o educandário – legalmente constituído como entidade filantrópica, garantindo, atualmente, mais de 500 alunos bolsistas – sempre contou com o apoio e incentivo da comunidade escolar, desde a fundação em 1870. Em 1932, recebeu uma área de 22 mil m², doada por Augusto Hennig. Já em 1949, a Sociedade Tiro ao Alvo doou mais 21 mil metros quadrados, que atualmente abrigam a estrutura da escola. Posteriormente, para a construção do Internato Masculino – atual prédio principal -, o Mauá recebeu doações da população, da Prefeitura e de instituições da Alemanha.
Para homenagear quem contribui com as campanhas, desde 1947, o colégio conta com o Livro de Ouro, onde registra o histórico das doações recebidas. O termo de abertura do livro, cunhado em 1947, destaca a valorização do passado, sem deixar de evidenciar a importância do legado em construção: “Os filhos de Santa Cruz, em memória de seus antepassados e em benefício de seus descendentes, para maior cultura de sua terra e pelo engrandecimento da pátria”.
Na primeira ação de arrecadação, realizada entre 1947 e 1952, em prol da construção do auditório, houve 106 contribuições. Na segunda, executada de 2016 a 2019, em benefício do novo prédio que abriga os estudantes do Ensino Fundamental, 162 pessoas e ou empresas colaboraram. Nesta nova campanha, todos os contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, também terão o nome registrado no Livro de Ouro. “É uma singela forma de agradecimento e também de registro histórico, deixando como referência para as próximas gerações as pessoas que ajudaram a escrever a história do colégio”, destaca Raschen, que não deixa de lembrar do propósito do colégio: “Temos um grande legado passado, no espírito de que uma escola é necessária para uma sociedade. E se tem uma coisa que nos fortalece, é que a comunidade abraça e sempre abraçou o Mauá”.

Atual estrutura

Fundado em 27 de julho de 1870, o Colégio Mauá é referência de ensino há 153 anos. A instituição, que é integrante da Rede Sinodal de Educação, conta com 2.200 alunos, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O Mauá conta com 346 colaboradores, sendo 172 docentes e 174 funcionários. Com uma próspera trajetória, o Colégio busca oferecer a formação integral dos estudantes pela educação, cultura e esporte.