Uma tradicional escola em Paris, capital francesa, foi totalmente reformada. O grande e arejado edifício de 1940 ganhou novas janelas, teve a fachada refeita e repintada. Até aí, nada demais. Mas o escritório de arquitetura Palatre & Leclère foi um pouco além do que simplesmente reformar o jardim de infância. Os arquitetos reimaginaram o prédio, com uma explosão de cor e criatividade.
Apesar de ser uma bela construção em estilo provinciano francês, o prédio não possuía muito apelo para um lugar onde crianças passam o dia inteiro correndo e estudando. Na tentativa de adicionar mais vida ao local, o interior e o exterior foram completamente decorados com padrões coloridos e vibrantes, além de receberem mobília completamente nova.
O projeto mostra que o novo e o antigo podem conviver em harmonia e, se executado da maneira correta, podem até mesmo se complementar. As características clássicas do edifício foram mantidas, mas as cores e a decoração da escola são cheias de curvas e expressam um sentimento de alegria e liberdade, que combinam tão bem com a infância. É impossível não abrir um sorriso e não se sentir bem no interior da Ecole Maternelle Pajol.
Nem mesmo os banheiros e os corredores escaparam da intervenção artística. Os únicos ambientes que permaneceram relativamente intactos foram as salas de aula. Para não desviar a atenção dos pequenos, a cor foi introduzida de forma indireta, através das mesas, cadeiras e outras peças da mobília. Mas não é nada que seja forte ou deixe os pequenos estudantes agitados. Afinal de contas, o prédio ainda é uma escola e precisa prezar pela atenção e foco das crianças.
A sobriedade funcional das salas de aula, contudo, reforça ainda mais os ambientes vivos e vibrantes, nos quais a cor se derrama do teto ao chão, como é o caso dos pátios interno e externo. Com certeza a súbita adição de vida estimula as crianças a correrem, brincarem e se divertirem. A Ecole Maternelle Pajol é o ambiente de estudo perfeito e estimula tudo que uma boa escola precisa oferecer: estudo, diversão e criatividade. Tudo por conta de um projeto arquitetônico bem pensado e executado.
Fonte: www.moblydesign.com.br
Divulgação/RJ

O pátio da escola é o local onde a cor recebeu mais atenção, estando presente do teto ao chão e criando um ambiente perfeito para crianças














