Início Geral Expoagro Afubra: visitantes e negócios superam as expectativas

Expoagro Afubra: visitantes e negócios superam as expectativas

Foto: Divulgação/Afubra
Número de visitantes superou em 61% o registrado na edição de 2019

A Expoagro Afubra, de quarta-feira a sábado da semana passada, no parque de exposições em Rincão del Rey, Rio Pardo, contabilizou saldo positivo em sua 20ª edição. Foram alcançados diversos recordes: o número de visitantes, que chegou a 180 mil (61% a mais em comparação a 2019), os negócios fechados na feira atingiram R$ 220 milhões (aumento de 215%) e as vendas no pavilhão da Agroindústria Familiar somaram mais de R$ 1,4 milhão (88% de acréscimo).


Após dois anos de espera por causa da pandemia do novo coronavírus, a Expoagro marcou a retomada dos eventos do setor na região. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar trouxe diversas novidades e neste ano atendeu a uma antiga demanda de moradores das áreas urbanas ao possibilitar a visitação no sábado. A satisfação e a alegria de expositores e visitantes marcaram os quatro dias de programação focada na transformação, inovação e produção sustentável.


O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, destacou o trabalho realizado por toda a equipe da entidade e seus parceiros para garantir o bom funcionamento da feira. “Nós estimamos um público, mas recebemos um número muito maior. Isso exigiu muito dos nossos colegas, especialmente para conseguirmos acomodar tantos veículos”, observou.


O coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles, apontou que, assim como o público visitante, o volume de negócios surpreendeu, ainda mais num período pós-estiagem e dentro da pandemia. “No início do ano nós ainda estávamos receosos sobre a realização da feira e agora comemoramos os resultados. A nossa avaliação é muito positiva”, frisou.


“Tivemos na abertura um grande número de autoridades e o público que se fez presente ao longo de toda a programação. O parque estava muito bem preparado, com o maior número de expositores de todas as edições, sendo 470 no total. O tempo colaborou e a área de estacionamento ficou completamente lotada, ultrapassando a capacidade e tivemos que abrir outras áreas. Tudo foi além da nossa expectativa, assim como da de todos os envolvidos na organização. Temos uma grande satisfação”, comemorou.


Dornelles garantiu que a Afubra manterá o compromisso de sempre buscar melhorar a feira. “Neste ano, a visita do governador Eduardo Leite, no último dia, também veio a coroar a programação desenvolvida ao longo dos quatro dias”, enfatizou. Para 2023, a organização estuda a possibilidade de ampliação da estrutura física do parque. Já as datas da 21ª Expoagro Afubra, inclusive a manutenção do quarto dia, vão ser definidas após pesquisa com expositores e patrocinadores.

Governador prestigia evento no último dia

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), visitou a 20ª Expoagro Afubra na tarde de sábado, 26. Ele foi recepcionado por uma comitiva liderada pelo presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, e, após almoço com autoridades e líderes regionais, visitou o pavilhão da Agricultura Familiar e o Espaço de Inovação do Agro, novidade dessa edição.


Essa foi a primeira vez que Leite participou da feira como chefe do Executivo gaúcho. Ao circular entre os expositores, destacou a importância da retomada de eventos como a Expoagro Afubra, que auxiliam na integração de toda a cadeia produtiva. “Vemos aqui a união de diversos segmentos: o setor bancário, as instituições financeiras, as ofertas de palestras técnicas, bem como orientações com especialistas, tudo para que os produtores estejam sintonizados com o que há de melhor no mercado, como as novas tecnologias. Da mesma forma, o Estado se coloca ao lado dos agricultores, ajudando a impulsionar a produtividade no campo, injetando novos recursos e gerando mais riqueza para o Rio Grande do Sul”, destacou o governador, que recebeu uma cesta com produtos da agricultura familiar. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022)

Foto: Divulgação/Afubra
Eduardo Leite prestigiou a Mostra Científica Verde é Vida

Público avalia como positiva a programação

Ana Souza
[email protected]

Expositores e visitantes de todo o Brasil prestigiaram a feira recheada de atrativos em Rio Pardo. Bianca Schweizer, Zora Yonara Schweizer e Ladi Ferreira, de Arroio do Meio, acompanham a feira já há vários anos. “Viemos em quase todas as edições. Este ano foi especial e a programação mais diversificada e tudo muito bonito de ver”, frisou Zora.


Alzira Pranke e Edgar Bruch, de Venâncio Aires, frisaram que queriam ter mais tempo para ver tudo. “Está bem diversificado. As máquinas agrícolas trouxeram a modernidade. Parabéns para quem organizou”, elogiou Alzira. Rosimerie Wickert e o filho Victor foram de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul, para acompanhar a feira em Rincão del Rey. “Já vim outras vezes e estava com saudades do evento. Este ano estava mais diversificado e organizado. Gostamos muito da exposição dos animais e do pavilhão dos produtos da agricultura familiar”, comentou Rosimerie.

Fotos: Ana Souza
Rosimerie e o filho Victor: felicidade com o retorno do evento

Bianca, Zora e Ladi foram de Arroio do Meio para a feira
Alzira e Edgar queriam ter mais tempo para ver a programação