Início Geral Expointer 2025 | Vera Cruz brilha na premiação da agroindústria

Expointer 2025 | Vera Cruz brilha na premiação da agroindústria

Município conquista três prêmios e celebra destaque estadual na produção familiar

Produtos locais conquistaram primeiros lugares em categorias tradicionais, levando o nome do município ao pódio estadual – Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

O Pavilhão da Agricultura Familiar da 48ª Expointer foi palco de celebração na última quinta-feira, 4, com a entrega dos prêmios do 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. A iniciativa reconheceu 232 produtos inscritos em 16 categorias, valorizando a tradição, inovação e excelência da produção rural gaúcha. Vera Cruz se destacou com três premiações: Produtos da Liane conquistou o primeiro lugar na categoria Melado líquido/ Porath Produtos Coloniais ficou com a segunda colocação na mesma classe; e Embutidos Schunke ficou em primeiro no Salame Tipo Italiano.

O prefeito Gilson Becker (PSB) comemorou os resultados. “É com imensa satisfação que vemos o nome de Vera Cruz sendo consagrado no Oscar da Agroindústria Familiar. Os resultados alcançados pelas famílias das agroindústrias refletem o empenho, a tradição e a qualidade que são a marca do nosso município. Esse reconhecimento é estímulo para que continuemos investindo e fortalecendo a economia local”, afirmou.

A banca técnica do concurso foi composta por especialistas de universidades, instituições públicas e associações de produtores, que avaliaram os produtos com base em critérios sensoriais como aparência, aroma, sabor, textura e uniformidade. Até quinta-feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar já havia registrado mais de R$ 6,6 milhões em vendas, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.

Os vencedores também celebraram a conquista. “É um sonho se transformando em realidade”, disse Fátima Schunke, dos Embutidos Schunke. Patrícia Braun, da Produtos da Liane, destacou a alegria e o reconhecimento: “É um incentivo para quem foca tanto na qualidade da sua produção”. Já Paulo Porath, da Porath Produtos Coloniais, afirmou que o prêmio “mostra que estamos no caminho certo do sucesso”.

Home