Início Geral Extintores veiculares ABC continuam em falta

Extintores veiculares ABC continuam em falta

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Pela terceira vez em 2015 foi adiado o prazo para que os motoristas do país adquiram e instalem em seus carros os extintores de incêndio do tipo ABC. O prazo que tinha previsão de encerrar no próximo dia 1º de julho foi alterado mais uma vez por causa da falta do produto no mercado. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades no início da semana. Na oportunidade, foi determinado que os brasileiros terão mais 90 dias para se adequar às normas.
Dessa forma, a obrigatoriedade só passará a ser exigida a partir do dia 1º de outubro de 2015. Para muitos santa-cruzenses, a decisão dos ministérios é boa porque quase todos os postos de combustíveis do município estão com dificuldades para adquirir o produto.
É o caso do Posto 2001, localizado na Avenida Independência, 718. O estabelecimento chegou a receber cerca de 16 unidades há 15 dias, no entanto a quantia foi insuficiente para a procura e em cerca de cinco dias todos já haviam sido vendidos. De acordo com a gerência, os fornecedores não sabem quando terão mais extintores disponíveis para distribuir.
Situação parecida vive o Posto Flug, localizado na rua Gaspar Silveira Martins, 1393. Nas últimas semanas o posto chegou a receber duas remessas de extintores. Primeiro com 12 unidades e depois com 8, totalizando 20 unidades. No entanto, todos foram vendidos em poucos dias e o estabelecimento logo voltou a ficar sem extintores. De acordo com a direção, agora os fornecedores não sabem dizer quando poderão entregar novas remessas.
Já no Posto Nevoeiro, localizado no Centro de Santa Cruz, na rua Senador Pinheiro Machado, 748, até o momento apenas extintores de incêndio com dois quilos, destinados para caminhões estão disponíveis. Os produtos voltados para veículos menores estão em falta. No entanto, de acordo com o setor de distribuição do estabelecimento, talvez na próxima semana chegue uma remessa de cerca de 40 unidades. “Mas não é certo”, alertou o funcionário.
Diferentemente desses, o Posto Spengler, localizado na rua 28 de Setembro, 1848, tem extintores de incêndio a disposição. Segundo funcionários, apesar do estabelecimento ter tido algumas dificuldades no início do ano, ultimamente todas as vezes que foi solicitado, vieram remessas com algumas unidades que têm servido para manter o posto abastecido com o produto.

Relembre

Inicialmente, a multa pela falta do extintor entraria em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. No entanto, nas últimas semanas de dezembro e na primeira semana de janeiro o produto foi muito procurado e entrou em falta no mercado. No dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência para 1º de abril. Em março, como o problema continuava, nova resolução adiou a legislação para 1º de julho.
De acordo com o governo, a troca dos extintores tem como objetivo garantir mais segurança aos motoristas e passageiros, já que os extintores ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. Enquanto os antigos serviam apenas para incêndio com líquidos combustíveis e os novos possuem um pó especial capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Quando entrar em vigor a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.