Início Especiais Fatores importantes na composição do meio ambiente

Fatores importantes na composição do meio ambiente

– Podemos considerar o meio ambiente como nosso país, nossa cidade, nosso bairro. É onde moramos (planeta Terra). É a soma de tudo o que é matéria e energia de um lugar.
– Frequentemente, as interferências dos seres vivos provocam alterações no meio ambiente. Essas interferências são causadas muitas vezes pelo ser humano e, por vezes, são irreversíveis. Todos os seres vivos dependem uns dos outros e dos recursos naturais que o planeta proporciona. Água, ar e solo são elementos essenciais para a manutenção da vida na Terra.
– A água é indispensável para o surgimento da vida no planeta e é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ocupa três quartos da superfície terrestre, sendo que a maior parte é salgada, encontrada em mares e oceanos. Apenas 1% da água do planeta é considerada aproveitável para o consumo da grande maioria dos seres vivos. Por isso, há uma preocupação muito grande com a poluição e o desperdício da água.
– O ar puro não tem cheiro, gosto ou cor e também não tem forma. Mas, mesmo assim, sabemos que ele é essencial para a respiração de todos os seres vivos. Podemos perceber a presença do ar ao nosso redor de várias maneiras, seja pelo movimento do ar (vento), seja pela respiração dos peixes debaixo d’água. O ar é uma mistura de vários gases, entre eles o oxigênio. É tão importante que sua ausência provoca a morte.
– O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre e é formado ao longo de muitos anos pela interação entre as rochas, a água, a atmosfera e os seres vivos. É nele que as plantas se fixam e crescem, que os animais se locomovem e é dele que todos os seres vivos retiram materiais necessários à vida.
Fonte: www.ftd.com.br

Rolf Steinhaus

Água, ar e solo são elementos essenciais para a manutenção da vida na Terra