Início Cultura Feira do Livro | Santa Cruz celebra a força da literatura

Feira do Livro | Santa Cruz celebra a força da literatura

Com Martha Medeiros como patrona, evento começa hoje na Praça Getúlio Vargas

Livreiro Sergio Medeiros está com as estruturas prontas em torno da Praça Getúlio Vargas – Foto: Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Começam hoje a 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. Realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o evento conjunto segue até o dia 10, domingo, com o tema “Abra livros, abra o mundo”. Reunindo uma programação diversa, com autores nacionais e internacionais, a edição acontece majoritariamente na Praça Getúlio Vargas.

Este ano, a patrona do evento é a escritora e cronista Martha Medeiros, autora de mais de 40 livros, entre crônicas, romances e poemas. Martha é uma das cronistas mais renomadas da atualidade, com um estilo que mistura poesia, humor e sensibilidade ao abordar temas do cotidiano e da vida contemporânea. Na quarta-feira, 6, às 19 horas, a patrona Martha Medeiros participará de um talk show no Auditório Central da Unisc, com bate-papo mediante agendamentos via telefone (51) 3376-6505 ou WhatsApp (51) 98493-0578.

A festa literária destaca ainda a escritora santa-cruzense Marli Silveira como homenageada e Elenor Schneider, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, como Personalidade Incentivadora da Leitura. A 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul tem apoio cultural do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Sebrae, Unisc, Foconet e Pró Cultura; e patrocínio da Corsan.

Programação

A abertura oficial ocorre hoje à noite, às 20 horas, com a apresentação de “Um Sopro de Poesia”, por Eduardo Bicca e Renan Goulart. Amanhã ocorre a inauguração oficial de uma das novidades da feira, o Espaço Erico Veríssimo, com apresentação da Privilege Jazz a partir das 10 horas. Às 11 horas, Fernanda Veríssimo conduzirá o painel “Meu avô, Erico”.

A programação completa do evento cultural, com dezenas de atrações, está disponível no perfil @feiradolivroscs_ no Instagram. Entre os destaques está uma intensa agenda de lançamentos literários e sessões de autógrafos, reunindo 18 encontros com autores e autoras distribuídos em quatro dias de atividades, sempre aos finais de semana. Rosalba Saraiva, Diego Weigelt, Dulci Alma Hohgraefe, Panta Moraes, Irani Bender, Paola Severo, Gil Kipper, Artur Emílio Alarcón Vaz, Marli Silveira e Roni Ferreira Nunes são alguns dos nomes da cena literária local e regional no evento.

Nova geração de leitores

Promovendo o contato direto com a literatura, a arte e a cultura de forma acessível e interativa, a 35ª edição da feira também contará com diversas ações voltadas para estudantes da educação infantil ao ensino médio, em que escolas poderão participar de atividades pensadas para diferentes faixas etárias. Entre os destaques estão palestras, bate-papos, espetáculos teatrais, oficinas e apresentações escolares que, ao longo de toda a programação, devem alcançar milhares de jovens e crianças de Santa Cruz do Sul.

Destaque para as atividades com os autores como Gean Naue, Kanhanga (Angola), Rudinei Kopp, Carina Luft, Vitor Vogt, Gil Kipper, Teresa Cárdenas (Cuba) e Maria Elena Moran (Venezuela), que participarão de momentos formativos que aliam literatura a temas como diversidade, identidade, tecnologia e arte urbana.

Expectativa alta para esta edição

Sergio Medeiros é livreiro há cerca de 40 anos. Presente em diversas feiras pelo Estado, participa há 13 edições da Feira do Livro de Santa Cruz. Para ele, o evento é referência de organização. “Tenho uma boa expectativa. Aqui, além de ter um local belíssimo, charmoso, diria que a feira está entre as três mais bem organizadas do Estado”, observou.

Quadrinista Ana Koehler na feira amanhã

A ilustradora, arquiteta e quadrinista Ana Luiza Koehler estará em Santa Cruz do Sul amanhã para o encontro com o público às 15 horas, na Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, Centro). A entrada é gratuita. Ela apresentará um painel sobre sua trajetória e processo criativo, seguido de sessão de autógrafos. A atividade integra a programação do projeto do grupo local Bah! +Quadrinhos +Cultura, que já tem 12 anos de estrada e busca valorizar a produção autoral e artística dos quadrinhos da região e do estado.

Encontro fomenta a produção autoral de quadrinhos na região – Fotos: Divulgação