Início Educação Feira do Livro: Um poeta mineiro como patrono e um santa-cruzense homenageado

Feira do Livro: Um poeta mineiro como patrono e um santa-cruzense homenageado

Alyne Motta
[email protected]

Um mineiro em terras germânicas. Assim será na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. O poeta Affonso Romano de Sant’Anna foi anunciado como patrono da 26ª edição, repleta de novidades. Além do mineiro, o santa-cruzense Mauro Klafke, também poeta, será o escritor homenageado.

Ignácio Costa/Romar Beling

26ª edição trará o mineiro Affonso Sant’Anna e o santa-cruzense Mauro Klafke

Em um clima informal, a gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, reuniu a imprensa para contar as novidades. A primeira delas refere-se à data da Feira, fixada oficialmente no mês de setembro, de 6 a 15. A segunda diz respeito à abertura oficial: na sexta-feira à noite.
“As mudanças são para melhorar. Há 25 anos realizamos a abertura no sábado à noite e este ano buscamos inovações”, explica Roberta. Segundo ela, deverá haver espetáculos musicais e outras atividades na solenidade, bem como a presença dos livreiros com suas bancas já em funcionamento.

Alyne Motta

Anúncio foi realizado na tarde de quinta-feira, na Iluminura

O tema também foi apresentado no encontro: “Ler apaixona”. E com a paixão da leitura, vem junto uma extensa bagagem. “Queremos englobar a literatura nos seus mais variados tons. Desde quadrinhos até a gastronomia, do cinema ao teatro e a música”, declarou a gerente do Sesc.

PATROCÍNIO E REALIZAÇÃO
Montada tradicionalmente no coração da cidade – a Praça Getúlio Vargas – e buscando os mais diversos públicos a cada ano, a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Entre os apoiadores estão a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Escola Educar-se, Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Livraria e Cafeteria Iluminura. Quanto aos patrocinadores, os mesmos ainda não foram fechados.

O PATRONO

Bruno de Araújo

Patrono segue a linha dos grandes escritores que o antecederam

Affonso Romano de Sant’Anna tem uma produção diversificada e consistente, destacando-se como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Mineiro de Belo Horizonte, tem mais de 40 livros publicados, assim como diversos prêmios recebidos.
“O poeta recebeu o convite com muita alegria e honra”, comentou Roberta Pereira sobre o patrono. “Aceitou com maior prazer, pois sente-se em dívida com Santa Cruz do Sul”, acrescentou a gerente do Sesc, revelando que está em tratativas para trazer junto a esposa do patrono, a escritora Marina Colassanti.

O HOMENAGEADO

Luisa Wink

Tímido, o poeta santa-cruzense recebe as honras em sua terra natal

Mauro Klafke é um grande nome relacionado à poesia no Vale do Rio Pardo, Mestre e professor de geografia na rede estadual, aproxima seu conhecimento da literatura, como é possível ver na sua obra. Natural de Santa Cruz do Sul, tem diversos livros publicados e vive em Gramado Xavier.
“A escolha foi unânime da comissão organizadora”, declarou Roberta Pereira sobre o escritor homenageado. “Foi uma escolha mais do que merecida, tanto pelo seu trabalho quanto pela sua obra”, acrescentou a gerente do Sesc, comentando que o escritor ficou lisonjeado com a homenagem.