Início Geral Feira | Expoagro Afubra vem com inovações para incentivo à produção sustentável

Feira | Expoagro Afubra vem com inovações para incentivo à produção sustentável

Expectativa é atrair público semelhante ao da feira de 2022, quando houve recorde de visitantes com 180 mil pessoas no parque

Lançamento oficial da feira ocorreu na sexta-feira, 3 de março, 18 dias antes da abertura dos pórticos para o público
Junio Nunes

De 21 a 24 de março, o Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS, irá receber os visitantes para uma grande programação voltada a proporcionar inovações visando à diversificação e a sustentabilidade da produção rural. A expectativa é atrair público semelhante ao da feira de 2022, quando houve recorde de visitantes com 180 mil pessoas no parque. O lançamento oficial da feira para autoridades, patrocinadores e imprensa ocorreu na sexta-feira, 3 de março, 18 dias antes da abertura dos pórticos para o público.

Na ocasião, o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, destacou a relevância de o agro se adequar às novas demandas ocorridas no pós-pandemia. “Há mudanças constantes no comportamento e hábitos das pessoas, impactando no comércio mundial, na logística, no abastecimento de equipamento e veículos, nos serviços, no comércio de insumos e no comércio de alimentos”, pontuou. “E é neste ambiente de constantes mudanças que nossos desafios, que são cada vez maiores, se transformam também em oportunidades e a Afubra como organizadora desta feira que chega à 21ª edição, busca acompanhar as mudanças trazendo para a programação produtos inovadores, criando novos setores, realizando fóruns, seminários e reuniões técnicas, reuniões com as lideranças do meio rural, representantes de governos e nossos representantes nas casas legislativas”, explicou. “Então, a feira é um momento de apresentar tecnologias, mas também de discutirmos oportunidades e desafios”, resumiu.

Falando sobre a programação, Dornelles lembrou que na última edição da feira foi criado o Espaço de Inovação do Agro, que reúne diversas instituições e organizações e apresentando cases de inovação. Conforme ele, na feira de 2023 serão eventos como painéis de inovação do agro, cases de produtores inovadores, ecossistemas regionais de inovação do programa Inova RS, rodada de inovação aberta, presença da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Prêmio de Inovação, Incubadora Tecnológica, startups e muito mais.

Marco Dornelles enfatizou ainda a programação direcionada à sustentabilidade e diversificação, ressaltando o Seminário de Diversificação dos Solos e Preservação da Água, o fórum ESG e créditos de carbono, fórum florestal regional, fórum de diversificação, seminário de turismo rural e Dia do Arroz. Ele também citou as programações dos estandes da Emater/RS (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Pavilhão da Agricultura Familiar e a Exposição de Animais. E, agradecendo aos patrocinadores, expositores e apoiadores, Dornelles disse que são empresas que acreditam na proposta da Afubra de levar ao produtor rural as informações e o acesso às mais novas tecnologias que visam auxiliar no crescimento sustentável do meio rural.

Ao fazer uso da palavra, o deputado federal Heitor Schuch disse que a Expoagro Afubra mudou a fotografia da região, que agora tem inovação e tecnologia e não é mais igual a 20 anos atrás. Além disso, ele falou da necessidade de união na defesa dos interesses da agricultura. “As entidades estão desafiadas a se inserirem no debate nacional sobre a reforma tributária. Agora é hora de a gente tentar arrumar a casa, pois o mel paga imposto, mas a lancha de luxo não paga”, comentou. “A agricultura e a pecuária vivem de desafios e já vencemos secas, pandemia, insumos exagerados no preço e devemos nos preparar para outros, como a gripe aviária e vaca louca em outros países e que podem ser oportunidades aqui”, acrescentou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no evento, o deputado estadual Edivilson Brum ressaltou que a Expoagro Afubra é a maior feira tecnológica de inovação para o pequeno produtor do Brasil e talvez das Américas.

O parlamentar disse ainda que é importante a união entre as lideranças em prol da produção rural. “Temos que defender os nossos produtores, aquilo que gera renda e minimiza as diferenças sociais nas nossas cidades”, disse. “Que a gente entenda e compreenda que a agricultura familiar é que põe o alimento na mesa, mas também se saiba que, para a nossa renda, é importante olhar também para os médios e para os grandes”, salientou. Brum também conclamou as lideranças presentes ao evento no sentido de mobilização para viabilizar o asfalto da Estrada Velha nos fundos do Parque da Expoagro Afubra, o que beneficiaria os visitantes da feira e a população local.

Por sua vez, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro, disse que a Expoagro desempenha um papel inestimável para o município anfitrião, para a região, para o Estado e para o País, por apresentar soluções e promover a diversificação da produção rural. “Ter fontes de renda diversificadas é fundamental para quem trabalha no campo e a diversificação ajuda também a proteger o solo e outras vantagens”, comentou. “Ganha o produtor, ganha o meio ambiente e ganha toda a sociedade”, salientou.

Como já havia sido o palestrante do lançamento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representando o Governo do Estado, desejou uma excelente feira à todos e pediu uma salva de palmas para o produtor rural.

PATROCINADORES

A 21ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro – Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Cresol; Prata – Banrisul, Massey Ferguson e Sicoob; Bronze – Jacto, Mor, Mondial Fertilizantes e Banco do Brasil. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Rio Pardo, Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS), Emater-RS (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Secretário apresenta ações prioritárias de enfrentamento às estiagens

Evento de lançamento teve palestra proferida por Ronaldo Santini, titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR)
Junio Nunes

O evento de lançamento da Expoagro Afubra 2023, que se realizará de 21 a 24 de março, teve uma palestra proferida por Ronaldo Santini, titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR). Ao falar sobre os programas e ações governamentais a curto, médio e longo prazo, ele disse que a feira é um evento de extrema relevância para a agricultura gaúcha, especialmente para as pequenas propriedades rurais. “Que eventos como este estejam cada vez mais consolidados e que a gente possa, cada vez mais, seguir fortalecendo a agricultura gaúcha”, disse. Aos deputados presentes, Santini ressaltou que é preciso continuar a luta para desmitificar os ataques à produção de tabaco, que é uma importante cultura agrícola gaúcha.

Em sua palestra, Santini contou que, em 2022, como secretário de turismo, ele conheceu a Expoagro Afubra, a convite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) para conhecer o setor das agroindústrias familiares e isso levou ao incremento da participação do segmento em eventos do Estado. Ao ressaltar que a Secretaria do Desenvolvimento Rural, sua atual pasta, está elaborando programas para desenvolver a agricultura, ele disse que o principal problema a ser atacado é a problemática das estiagens. “Somos um Estado que sofre com secas cada vez mais severas e não podemos fechar os olhos para promover a segurança hídrica”, disse.

Conforme o secretário estadual, os maiores eixos do Estado serão enfrentar as estiagens e promover a segurança alimentar. “Não se pode permitir que falte água nem alimentos para as pessoas e os animais”, frisou. “Isso é de emergência extrema e reúne diversas secretarias do Estado”, contou. Entre as ações já elencadas como prioritárias, Ronaldo Santini falou da outorga de mais de 1 mil poços – cujos processos estão trancados -, promover a revitalização dos açudes e fomentar a implantação de cisternas. “Depois, a longo prazo, o governo deverá realizar a conclusão das barragens e a conexão das represas aos sistemas hidráulicos”, contou. “A meta é mudar a realidade da segurança hídrica neste Estado”, destacou.

O palestrante comentou, ainda, que outros programas a serem implementados pelo governo gaúcho se direcionam a financiamentos com períodos de carência mais longos para os produtores. “Além desse, há programas transversais na secretaria, como o bolsa jovem, para manter os jovens nas propriedades”, disse. Fortalecer a compra dos produtores da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é outro é outro objetivo. “Isso vai garantir que a gente tenha regularidade na oferta dos produtores e garanta que nossas crianças tenham alimentação saudável”, acrescentou. Outras metas do titular da SDR são desburocratizar programas como o troca-troca de sementes e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). “Com a parceria dos setores envolvidos no agronegócio, transformaremos nossa fronteira agrícola com encurtamento da cadeia produtiva, com industrialização dos produtos pelas agroindústrias familiares e nos fortalecimentos de renda das pequenas propriedades”, finalizou. (Texto: Cristina Severgnini e Luciana Jost Radtke)