Início Colunas Férias escolares, chegaram e agora?!?!

Férias escolares, chegaram e agora?!?!

E, outra vez, as férias escolares acontecem em meio ao turbilhão de mudanças ocasionadas pela pandemia, como distanciamento social, isolamentos, restrições e muitas adaptações. Neste período em que as crianças estarão com tempo livre de suas tarefas presenciais, síncronas e assíncronas, os pais precisam enfrentar o desafio de encontrar algo que seja agradável e prazeroso para ambos. Entretanto, neste momento considerado como “novo normal”, as opções acabam sendo restritas ou, se esgotando rapidamente… sem viagens longas, sem visitas prolongadas aos parentes ou amigos, sem muitas junções e aglomerações… As brincadeiras tomam outras proporções e novos formatos.

Entretanto, nada mais do que justo depois de tantas tarefas, aulas, lições de casa, e links de aulas ou reuniões, descansar se torna prioridade… sabe-se que devemos investir tempo e energia em nossas atividades, porém o descanso é essencial para manter o rendimento. Depois de certo tempo estudando sem intervalos, a produtividade não é a mesma. As crianças precisam descansar da rotina escolar – e nós também precisamos – fazer coisas diferentes e que tragam satisfação. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor. Curtir cada minuto e fazer com que os momentos sejam inesquecíveis são primordiais para a consolidação de memórias afetivas e aprendizagens significativas.

Sabemos que o momento nos pede cautela, mais cuidados e que nos instiga a fazer algo diferente, sair da rotina… Pensando nisso, e no bem-estar dos nossos pequenos, eis que surgem algumas alternativas para lazer e diversão com todos os protocolos de segurança:
• Parque Witeck – Novos Cabrais/RS – Trata-se de um parque em propriedade particular, idealizado pelo médico e ambientalista Acido Witeck, que ousou transformar uma área degradada em uma das paisagens mais bonitas da região. A recuperação da área levou, literalmente, décadas, contemplando tanto plantas nativas da região quanto exóticas. O parque recebe público aos fins de semana e feriados, a um preço praticamente simbólico e destina-se a um passeio curto por trilhas e bosques que juntos contemplam mais de 2.000 espécies de plantas, além dos animais que fazem do parque o seu habitat. É um lugar de muita paz e calmaria, para a contemplação da natureza em sua plenitude.

• Cristo Protetor – Encantado/RS – O Cristo Protetor, como foi nomeado, tem 43 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares. Ele é cinco metros mais alto que o Cristo Redentor carioca e é feito de 1.600 toneladas de blocos de concreto. A obra deve terminar em dezembro e a estrutura ainda terá um elevador por dentro que sobe até um mirante na altura do coração da estátua. Mas as visitações estão abertas.

• Paraíso Pedagógico – Santa Cruz do Sul/RS – O Sítio Pedagógico possui mais de oito hectares, com diversas estações em meio à natureza, espaço para oficinas e treinamentos, muitos jardins temáticos, um eco container, uma casa centenária e ainda lindos animais para interação de seus visitantes. As atividades são simples e estimulantes, buscando inspirar maior integração entre os conteúdos curriculares e as práticas educacionais, com experiências sensoriais em meio à natureza. Além disso, há a oferta de piqueniques de grupos e a locação de espaços para cenários fotográficos e comemorações.

• Quinta da Estância – Viamão/RS – fazenda referência internacional em Turismo Ecológico, Educacional e de Eventos corporativos de lazer junto à natureza. Em uma área de 125 hectares, os visitantes usufruem de uma infraestrutura completa, o que permite a realização de mais de 80 opções de atividades pedagógicas, ecológicas, de lazer e dinâmicas vivenciais. Além disso, é a maior infraestrutura de lazer rural do RS, altíssimo padrão de qualidade com monitores formados e treinados para desenvolver a maior gama de atividades pedagógicas, ecológicas e de lazer do Brasil; conta, ainda, com segurança completa com enfermaria própria, colaboradores treinados em primeiros socorros e área protegida para atendimentos de emergência. O atendimento hospitaleiro, alimentação farta, gostosa e caseira, instalações típicas e acolhedoras, sensacional equipe de colaboradores e monitores (professores) formados e especializados em saídas de campo e conta com piquenique ao ar livre e espaço para home office (assim você pode trabalhar enquanto sua família aproveita esse maravilhoso espaço físico). Conheça o trabalho de Safe Travels, Projeto de Hospedagem Day Use Reeencontros Seguros e aproveite com sua família.

• Estância das Oliveiras – Viamão/RS – O empreendimento conta com uma belíssima infraestrutura, lindos jardins e gramados, e uma das vistas mais sensacionais da região. O casarão antigo, em estilo uruguaio, com mais de 600 metros quadrados, oferece diversos ambientes acolhedores e requintados. Já o Lagar, agroindústria de extração do azeite de oliva extra virgem, conta com área coberta envidraçada (onde é possível acompanhar todo o processo), além da loja de azeites e produtos naturais, e de um incrível terraço para eventos ao ar livre com uma vista privilegiada de toda a região. E o mais incrível: você pode participar do processo de colheita, extração do azeite de oliva e ainda participar da degustação em inúmeras opções.

Que possamos gerenciar nosso tempo, administrar nossas dúvidas e incertezas e aproveitar o convívio com a família, as experiências e as vivências que são, de fato, significativas… Aproveite, descanse, relaxe… faça destas férias um momento de prazer e de conexão com a natureza, com a família e consigo…