Início Geral Festa da Alegria: cidade com cara de Oktoberfest

Festa da Alegria: cidade com cara de Oktoberfest

EVERSON BOECK
[email protected]

Faltando uma semana para o início da 28ª Oktoberfest e Feirasul, a cidade já está no clima da Festa da Alegria, que acontece de 10 a 21 de outubro no Parque da Oktoberfest. O centro de Santa Cruz do Sul e diversas empresas do comércio recebem a ornamentação típica do evento, o que chama a atenção por sua beleza e colorido. Este ano, uma das novidades na programação é o desfile noturno, que está previsto para acontecer dia 17, na Rua Marechal Floriano, às 20 horas.
Maria Luiza Schuster, coordenadora dos desfiles da 28ª Oktoberfest, sublinha que o desfile noturno terá um objetivo diferenciado. “Estamos abrindo espaço, neste momento, para escolas, instituições, entidades e associações participarem do desfile devidamente identificados com seus uniformes. Isso vai permitir que as pessoas que têm vontade de desfilar possam fazê-lo mesmo sem possuir o traje típico”, explica.
A expectativa de público para este desfile – que já é tradicional na Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina (SC) –, segundo Maria Luiza, é de 1.800 pessoas. “Acreditamos que o número de participantes seja semelhante ao dos desfiles dos domingos, que é em torno disto”, avalia. A coordenadora dos desfiles também destaca que um grande diferencial no desfile noturno será na iluminação dos carros.

DECORAÇÃO PELA CIDADE

As ruas e o comércio de Santa Cruz do Sul já estão se preparando para a Festa da Alegria. Além do Concurso de Decoração de Vitrines, a novidade este ano é Concurso de Decoração de Hotéis e Restaurantes. Maria Luiza ressalta que as inscrições vão até o dia 8 de outubro e espera uma grande adesão por parte das empresas.
O trabalho de ornamentação das ruas do Centro da cidade começou semana passada e está sendo feito à noite para evitar o fechamento das ruas e alterações no trânsito. Este trabalho deve estar concluído até a próxima semana.

ENCONTRO DE BONECOS

O público infantil será brindado no dia 12 de outubro, a partir das 14h30min, com um pequeno desfile que contará com a participação dos bonecos da Oktoberfest, o casal Fritz e Frida, juntamente com os filhos, Max e Mili. No mesmo evento, acontece o 2º Encontro Regional de Bonecos.
A coordenadora dos desfiles, Maria Luiza Schuster, frisa que 13 bonecos, mascotes de empresas da cidade e região, já estão confirmados. “As empresas que ainda não se inscreveram podem entrar em contato com a Assemp e ajudar a fazer a alegria da criançada”, lembra. O evento acontece na Praça da Bandeira com uma caminhada até o Parque da Oktoberfest.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Ruas e empresas de Santa Cruz do Sul já recebem
ornamentação típica do evento


Evento abre espaço, pela primeira vez, para hotéis e restaurantes
participarem do Concurso de Decoração


Lojas do comércio local não ficaram de fora do Concurso
de Decoração de Vitrines