Início Variedades Festival Santa Cruz de Cinema tem 300 inscrições

Festival Santa Cruz de Cinema tem 300 inscrições

Entre os estados que participarão estão, respectivamente, São Paulo, com 29,6%; Rio de Janeiro, com 14,6%; Rio Grande do Sul, com 10,3%; e Bahia, com 6,3% – Divulgação

O Festival Santa Cruz de Cinema abriu as inscrições para a Mostra Competitiva da sua terceira edição no dia 1º de agosto, há pouco mais de duas semanas, e já trouxe grandes expectativas aos organizadores. O evento que neste ano teve que se adaptar a um novo formato, que passou a ser on-line devido à pandemia do coronavírus, teve um significativo alcance. Até a última sexta-feira, 14, 300 filmes de curta-metragem haviam sido inscritos, contemplando 27 estados brasileiros.

Entre os estados com maior representatividade estão, respectivamente, São Paulo, com 29,6%; Rio de Janeiro, com 14,6%; Rio Grande do Sul, com 10,3%; e Bahia, com 6,3%. Além da diversidade de estados que concorrem as 18 vagas na Mostra Competitiva, os gêneros de filmes aceitos pelo regulamento também estão presentes: curtas-metragens de ficção representam 62,1% dos inscritos, documentário 29,6% e animação 8,3%.

Conforme a gerente do Sesc, Roberta Pereira, as inscrições são motivo de alegria, já que há grandes chances de o Festival ultrapassar a marca de inscritos do ano passado, que chegou em 613 filmes. “Isso mostra a importância do nosso Festival, apesar deste novo momento e novo formato. Estamos muito felizes e acreditamos que poderemos bater o número do ano passado”, destacou.

“Nos surpreendeu positivamente que tantos realizadores já estejam inscrevendo seus filmes. Essa edição está sendo diferente, sem a possibilidade da presença física, mas estamos trabalhando muito para que seja tão especial quanto as anteriores. Então, perceber que conseguimos transmitir isso para essas pessoas, que acreditam no nosso trabalho enquanto organização, é muito gratificante”, afirma o organizador do Festival Santa Cruz de Cinema e sócio da empresa Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel.

Segundo Diego nas próximas semanas o evento irá anunciar novidades sobre oficinas e programação em suas redes sociais oficiais. O indicado ao prêmio Tuio Becker, implementado na edição de 2019, também deverá ser revelado em breve.

Os realizadores de curtas-metragens brasileiros que ainda não se inscreveram no evento, podem cadastrar seus filmes até o dia 1º de outubro. O regulamento e mais informações podem ser acessadas no site: http://festivalsantacruzdecinema.com.br/inscricoes/.

O evento é uma realização do Sesc/RS, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, com patrocínio da JTI e Unimed dos Vales do Rio Pardo e Taquari.