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Fim das tarifas no Pedágio de Rio Pardo

SuilanConrado
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Desde a manhã de ontem, 26 de junho, a Santa Cruz Rodoviasinterrompeu a cobrança  de tarifas de pedágio das praças de Venâncio Aires, Candelária e Rio Pardo. As cancelas foram levantadas em vista da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que na tarde de terça-feira, 25, permitiu que o governo do Estado assumisse os pedágios do Vale do Rio Pardo. Após uma reunião realizada ainda na noite de terçacom a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre, a empresa decidiu deixar a região antes mesmo de receber a notificação judicial para isso.

Rolf Steinhaus

Tribunal Regional Federal da 4ª Região permitiu que o Estado assumisse as Praças de Pedágio do Vale do Rio Pardo.  Com o parecer, as tarifas de Venâncio Aires e Candelária reduzem, e a Praça de Rio Pardo é desativada

 

Instaladas na RSC–287, a principal e mais movimentada rodovia da região, as praças de Venâncio e Candelária passaa ser administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), enquanto a praça de Rio Pardo, localizada na BR-471 será desativada e entregue à União, sendo que sua manutenção ficará a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A partir de agora, o Daer será o encarregado de fazer o levantamento do patrimônio da concessionária que será repassado para o Estado e da situação estrutural da RSC–287 e BR–471, as quais pertencem ao pólo de Santa Cruz do Sul. Até que esse serviço esteja concluído, as cobrançasnas praças de Venâncio e Candelária ficam suspensas.O presidente da EGR Luis Carlos Bertotto, acredita que oprocedimento deve ser finalizadoem uma semana.

 

Rolf Steinhaus


Presidente da EGR Luis Carlos Bertotto: novas tarifas devem entrar em vigor em uma semana

VALORES REDUZIDOS
Quando assumir os pedágios da região, a EGR reduzirá as tarifas, baixando de R$ 7,00 para R$ 5,20 o valor para os veículos de passeio. Já os veículos com seis eixos ou mais pagarão no máximo R$ 18,50. A empresa disponibilizará atendimento, ambulância e guincho para acidentes, mas não irá oferecer socorro mecânico em caso de problemas técnicos nos veículos. O polo de Santa Cruz é o terceiro privado que volta para o controle do Estado. No início do mês, 11 praças do polos de Lajeado e Caxias do Sul deixaram de ser administradas pelo consórcioUnivias.


SANTA CRUZ RODOVIAS

Tudo indica que a Santa Cruz Rodovias irá recorrer da decisão. No entanto, até o fechamento desta edição, a concessionária não havia confirmado isso.

Preços praticados pela EGR (BOX)
Veículos de passeio e utilitários com 2 eixos R$ 5,20
Veículos comerciais com 2 eixos R$ 6,10
Veículos comerciais com 3 eixos R$ 9,20
Veículos comerciais com 4 eixos R$ 12,30
Veículos comerciais com 5 eixos R$ 15,40
Veículos comerciais com 6 ou mais eixos R$ 18,50
Veículos de passeio e utilitários com
2 eixos e reboque com 1 eixo R$ 7,90
Veículos de passeio e utilitários com
2 eixos e reboque com 2 eixos R$ 10,50


DEBATE SOBRE OS PEDÁGIOS
Na noite de segunda-feira, 24, quando ainda não se sabia da decisão do TRF4, moradores das margens da RSC–287 na localidade de Faxinal de Dentro, líderes políticos e representantes da região,discutiram a situação dos pedágios.
Os participantes mostraram preocupação com a ausência de garantias sobre investimentos e serviços de apoio ao longo da rodovia, como guinchos e ambulância, com a iminência na troca da concessão. Eles não descartaram a realização de um manifesto na estrada caso a EGR assumisse os pedágios. Um dos organizadores da reunião, o comerciante Alceo Flores, frisou a necessidade de melhorias na rodovia. “Não adianta baixar R$ 1,80 no valor do pedágio e não oferecer o conforto que a comunidade merece”, afirmou.
Presente no encontro, a concessionáriaSanta Cruz Rodovias sugerebaixar a tarifa de R$ 7 para R$ 4,80nos carros de passeio, e manter os serviços de guincho, ambulância, obras novas e manutenção. A empresa também se compromete a fazer,no período de dois anos, a duplicação do trecho da RSC–287 entre Venâncio Aires e Candelária; a construção de viadutos no trevo Fritz e Frida em Santa Cruz(ou passagem de nível); na BR–471 em de Rio Pardo, entre outras obras.
Sem se posicionar favorável à Santa Cruz Rodovias ou à EGR, o prefeito de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager, criticou as más condições de trafegabilidade das rodovias pedagiadas e o elevado valor das tarifas. “Precisamos de um serviço de qualidade”, defendeu.O secretário de Transportes e Serviços Públicos de Santa Cruz, Alex Knak, representando o prefeito Telmo Kirst, criticou a forma de condução da audiência pública da EGR há 40 dias na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sem a possibilidade de troca de ideias.
Knak também disse que a administração municipal da cidade é favorável à manutenção da Santa Cruz Rodovias no trecho, observando que o município sempre recebeu bom atendimento, citando como exemplo o apoio na elaboração do projeto para a mudança no trevo da BR–471 com a ERS–409 (acesso a Vera Cruz). “Por que criar mais uma empresa se já temos o Daer sucateado? Tarifa se discute”, manifestou.

Rolf Steinhaus


Encontro de lideranças em Faxinal de Dentro: participantes demonstraram preocupação com a falta de garantias em investimentos e serviços com a troca de concessão