Início Colunas "Fome de glória"

"Fome de glória"

O principal acontecimento do futebol gaúcho em 2016 é a chegada do Grêmio à decisão da Copa do Brasil. Quarta-feira, o Tricolor eliminou o Cruzeiro e, após 15 anos de ausência, o clube gaúcho retorna à final desta competição. O adversário será o Atlético Mineiro, que sofreu bastante para eliminar um time descaracterizado do Inter. Galo, aliás, que teve muitas dificuldades para passar pelo Juventude, que disputou a Série C do Brasileirão neste ano.

Grêmio busca a condição de pentacampeão da Copa do Brasil. Assim, o clube se tornaria, isoladamente, o maior vencedor do certame.

O Atlético possui ótimas individualidades, mas, coletivamente, apresenta muitas falhas de marcação no meio-campo e na defesa. Já o Grêmio detém características que podem lhe render a conquista do título. Possui méritos defensivos e de marcação que podem fazer a diferença nesta decisão.

A falta de títulos do Grêmio representa, ao mesmo tempo, uma motivação e uma pressão. O Atlético já não é mais aquele clube que ficou décadas sem ganhar títulos de maior expressão. Foi campeão da América em 2013 e da Copa do Brasil em 2014, duas conquistas relativamente recentes. Para o Grêmio, pode favorecer que o Atlético não tenha a “fome de glória” que o Tricolor possui.

******

Pelo Brasileirão, o Grêmio está próximo do G6, apenas dois pontos de diferença. Mas a ambição do clube é maior, é conquistar o título nacional que decidirá contra o Galo. Quem observa o Brasileirão com extrema preocupação é o Inter. Joga uma partida terrivelmente complicada diante do líder Palmeiras. O Verdão joga em sua casa, está próximo do título e precisa ganhar. Um pontinho viria a calhar para o Inter, mas ainda assim é muito, muito difícil.

Se o Colorado perder, poderá voltar à zona de rebaixamento. Para isto acontecer, o Vitória teria de ganhar neste domingo, em casa, diante do Atlético Paranaense, a partir de 17h. O Vitória, primeiro time da zona da “degola”, está dois pontos atrás do Inter. 

O Colorado é o primeiro time acima do Z4. O Inter tem aproveitamento de 38,4%, que, neste momento, seria o percentual necessário para escapar. Para obter esse aproveitamento no fim do campeonato, o Inter teria que chegar a 44 pontos. Soma 38 unidades e, portanto, estaria a seis pontos da salvação. Faltam cinco jogos; dois são em casa. Mas chegar a 44 seria suficiente? Na projeção atual, sim, e neste caso, seriam necessárias mais duas vitórias.

BRASILEIRÃO:
Domingo, 06/11, na Arena Palmeiras, às 17h, tem Palmeiras x Internacional.
Segunda-feira, 07/11, na Arena do Grêmio, às 20h, jogam Grêmio x Sport.

Por Nelson Treglia