Início Geral Força-tarefa com oito equipes de trabalho atua para reparar estragos

Força-tarefa com oito equipes de trabalho atua para reparar estragos

Bairro Santo Inácio, na Rua Padre Anchieta foi afetada pela chuva . -Foto: Luciana Mandler/Riovale Jornal

Em uma reunião convocada pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, na manhã desta segunda-feira, dia 1º, no Salão Nobre do Palacinho, uma força-tarefa foi montada para dar sequência aos trabalhos de reparação dos estragos causados pela enxurrada da noite da última quinta-feira. Após um final de semana de atividades intensas, com limpeza de ruas, consertos em calçamentos, recolhimentos de galhos, móveis e entulhos, além de todo o trabalho socioassistencial, a demanda das comunidades atingidas ainda é grande e a prefeitura está reforçando as equipes.

Sob coordenação da Defesa Civil, oito frentes de trabalho envolvendo as secretarias operacionais foram formadas e vão concentrar esforços nos bairros Santo Inácio, onde fica a antiga Vila Verena, e Várzea, os mais atingidos pela grande quantidade de água que caiu sobre a cidade. A operação consiste principalmente na limpeza das bocas de lobo e no recolhimento de móveis destruídos e de galhos e entulhos.

A prefeita pede a colaboração da comunidade para que aguarde por que as equipes chegarão a todos os locais onde há necessidade de atuação do poder público. “Vamos começar por esta parte da cidade que foi a mais atingida e gradativamente iremos para outras comunidades”, disse ela.

Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, a limpeza das bocas de lobo, com a retirada de lodo e de entulhos, é considerada a medida mais urgente para evitar novos alagamentos. Operários, máquinas e equipamentos foram deslocados para essas operações por diversas secretarias do governo.

A Prefeitura segue trabalhando no levantamento dos prejuízos materiais. Até o final desta semana, o relatório deverá estar concluído, quando então será definido se o Município vai decretar ou não situação de emergência.