Início Geral Formação e desenvolvimento movimenta o início do segundo semestre

Formação e desenvolvimento movimenta o início do segundo semestre

Os últimos meses foram de formação e desenvolvimento para a equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal. Entre julho e setembro, os educadores passaram por um programa específico de formação, com atividades online semanais, realizado por profissionais da consultoria Diatópica, de Porto Alegre. 

Participaram deste momento educadores que atuam no Programa de Aprendizagem Profissional Rural nos municípios de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu, e coordenação do Instituto.  

Foram momentos de estudos e reflexões sobre as temáticas priorizadas pela equipe, por meio de exposição dialogada, materiais para estudo e atividades vivenciais, distribuídos em oito encontros. Os facilitadores foram profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Psicologia e especialista em programas de qualidade de vida. 

“O Instituto está sempre investindo na formação continuada da equipe e o trabalho conjunto é uma constante. Os educadores se reúnem e planejam em conjunto sempre, e em 2020 devido à pandemia o processo teve agregada a tecnologia, que encurtou distâncias”, comenta a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf. 

“Neste momento atípico em que tivemos que nos adaptar às atividades remotas, aprendemos aos poucos com o novo fazer. Nesse caminhar, surgiram muitas angústias e dúvidas que em equipe se solucionavam. A formação nos trouxe novas expectativas, novas ideias e contribuiu muito para refletir sobre nossas práticas, bem como com o autoconhecimento, nos lembrando de que somos seres biopsicossociais e nosso bem estar e modo de viver está relacionado com nossas ações diárias. Foram momentos de reflexão com leveza, alegria, ressignificação e muitas trocas. Os facilitadores muito receptivos, nos conduziam a novas vivências e ao novo olhar. E entre todo esse novo ser e fazer, a capacitação atendeu a todas minhas expectativas e contribuiu muito com nossa equipe”, relata a educadora Ana Paula Justen. 

PRINCIPAIS ABORDAGENS 

– Reflexões por parte de cada participante de como está se sentindo, como está implicado no contexto atual e como está lidando com o novo momento; 

– Vínculos: como cada educador está fazendo o fortalecimento do vínculo em meio à pandemia; 

– Uso da tecnologia na aprendizagem; 

– Jogos de conexão: aspectos da inteligência emocional por meio de jogos com significado para a vida; 

– Seminário de integração dos conteúdos: vínculos, jogos de conexão e tecnologias; 

– Desenvolvimento: reflexões sobre a formação, principais aprendizagens e conclusões, planejamento das ações que serão implementadas a partir das reflexões geradas. 

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi criado em 23 de abril de 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Em cinco anos, o Instituto já alcançou a marca de 333 jovens formados em seu curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Atualmente, 141 jovens aprendizes participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2020 o Instituto também lançou uma edição especial do Programa Nós por Elas – A Voz Feminina do Campo, voltado à egressas. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br