Início Geral Formandos do PAC e Senai são certificados

Formandos do PAC e Senai são certificados

 

Fotos: Rolf Steinhaus
 
 
Os formandos posam com a prefeita Kelly, os secretários Rejane Henn da Educação e Gerri Machado do PAC, a executiva do PAC Solange Finger, o diretor do Senai Inácio Loiola Ranzolin, o vereador André Scheibler e a assistente social Marcia Maribel do PAC
 

Mara Pante
 
O Gabinete da Prefeita Kelly Moraes sediou, às 9h, da quarta-feira, 15, a entrega dos certificados a 16 participantes dos cursos de Pedreiro e Eletricidade Predial. São as primeiras turmas a concluírem as capacitações oferecidas de forma gratuita pela prefeitura, através da Secretaria Extraordinária do PAC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Nem todos os formandos compareceram à solenidade, alguns até por já estarem empregados. 
Além destes, outros cursos disponíveis são o de Pintor e Costura Industrial. No total, serão investidos nesta parceria entre prefeitura e Senai, mais de R$ 67 mil em um projeto com duração de 22 meses. As capacitações foram definidas por comissões representativas dos bairros, com o objetivo de proporcionar geração de trabalho e renda.
O secretário Extraordinário do PAC, Gerri Machado, salientou a importância da parceria com o Senai, empresas e demais secretarias municipais como a da Educação. “Nosso objetivo é que, ao concluir o curso, a pessoa já saia empregada. É nosso compromisso trazer obras como a pavimentação de 36 ruas, construção mais de 1000 unidades habitacionais, creches e escolas. Mas, da mesma forma, temos o comprometimento em profissionalizar os trabalhadores que estão dispostos a se preparar melhor para o mercado de trabalho”, destaca Gerri.
 
ETAPA CONCLUÍDA
Para o diretor do Senai Santa Cruz, Inácio Loiola Ranzolin, receber um certificado é a concluir uma etapa e iniciar uma nova caminhada. “As pessoas que finalizaram o curso venceram desafios com seu próprio esforço e adquiriram novo conhecimento. Agora, no dia a dia acontece a consolidação do que se aprendeu e irão suprir uma demanda real que existe em Santa Cruz”, reforçou.
Áurea Binz, da Comissão Municipal de Emprego, garantiu ser o conhecimento o grande diferencial hoje. Ela parabenizou o Governo Municipal por estar atento as necessidades da população e das empresas. O vereador Francisco Carlos Smidt, completou dizendo ser uma obra muito importante o investimento na qualificação das pessoas.
 
ORADOR
Representando os formandos, José Roberto de Sá, falou a respeito da melhora na qualidade de vida da família, falou da auto-estima adquirida e das novas oportunidades que surgem a partir da finalização da capacitação. “Estamos mais preparados para encarar o mercado de trabalho que exige muito. Temos confiança e segurança no que aprendemos. O mais importante que podemos deixar para os nossos filhos é o que aprendemos, é o que somos”, disse em seu discurso.
 
 

A agora eletricista predial, Sildonira de Fátima Michel e a prefeita Kelly Moraes
 

 

Formados no curso de Eletricidade Predial
Leandro de Bastos
Sildonira de Fatima Michel
Galdino da Rosa
Oziel da Rosa
Paulo Deoclecio Garcia da Rosa
Peterson Cremones
Angelo Marcos de Jesus
Marcio Jaques Farias Matos
Jean Rodrigo Pereira
Jardel Edgar Boeck
José Roberto de Sá
Raul Dorfey
 
 
Formados no Curso de Pedreiro
Paulo Rogério da Rosa
Ari Pereira Lombardy
Gerson Luiza Alves
Volnei da Rosa Maciel
 

CURSOS
Ainda estão abertas as inscrições para novas turmas nos cursos básicos de Pedreiro, Pintor, Eletricidade Predial e Costura Industrial. Todas as capacitações têm carga horária de 100 horas/aula, à exceção do curso básico de Pintor, que tem carga horária de 80 horas/aula. No total, são disponibilizadas 212 vagas para os cursos do PAC Social. Não há nenhum custo para os participantes, que recebem certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Extraordinária do PAC, na Avenida Independência, 78, ao lado do Conselho Tutelar. Mais informações pelo telefone 3717 – 3132.