Início Geral Formatura: NPOR forma 20 jovens

Formatura: NPOR forma 20 jovens

Diego Dettenborn – [email protected]
 
O último sábado, 30 de novembro, foi de comemorações e fortes emoções no 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) Regimento Gomes Carneiro, quando 20 alunos da primeira turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) foram agraciados com o certificado de conclusão do curso. A solenidade de formatura ocorreu no Pátio Duque de Caxias e reuniu familiares dos formandos, alunos, e autoridades militares.
A turma Centenário Frei Orlando, como foi intitulada, é a primeira a ser formada em solo santa-cruzense, no entanto de 1942 a 2003 o NPOR do 7º BIB, com sede em Santa Maria formou 1.258 jovens aspirantes. No ano de 2014, poderá o Aspirante, de acordo com classificação final no curso, ser convocado para o Estágio de Instrução Preparatório de Oficiais da Reserva (EIPOT), com duração de aproximadamente 4 (quatro) meses e mediante abertura de vagas em diversas Organizações Militares do Rio Grande do Sul, vir a ser convocado para o serviço ativo pelo período máximo de 8 (oito) anos, voltando após para a reserva não remunerada.
O comandante do 7º BIB Álvaro Duarte de Oliveira Júnior ressalta o momento histórico não só para o NPOR local, como também para o batalhão. “O sétimo BIB é uma unidade histórica e vem desde 1631 na atividade, ainda no Brasil Colônia, ele inclusive garantiu a consolidação da República. Esse dia de hoje nos enche muito de orgulho, o batalhão passa a ser completo, materializa-se uma integração total”. 
 
Rolf Steinhaus

Solenidade ocorreu na Pátio Duque de Caxias
 
 
 
Ele ainda finaliza ao dizer que o 7º BIB está coroando o ano com diversos acontecimentos históricos, desde a criação da NPOR e agora a conclusão do curso. “Estes jovens que aqui estão são vinte homens que possuem valores nobres desta instituição e estão prontos para cumprir suas missões.”
Entre os pré-requisitos para fazer parte da próxima turma do NPOR estão o ensino médio completo e curso de graduação em andamento. As fases iniciais, quando os jovens informados sobre o alistamento também tem o conhecimento da possibilidade de integrar uma turma do NPOR já começaram. Em janeiro os testes de aptidão física e provas de conhecimentos em diversas áreas devem ser a porta de entrada para mais 20 jovens. 
Alexandre Bandeira, integrante da turma dos 20 formandos destaca o que significou o tempo em que esteve em contato com o núcleo. “Foi o encerramento de um ano que com certeza vai deixar saudade. Desde pequeno gostava do exercito, porém não queria servir pra não atrapalhar a faculdade, mas quando fui me alistar ano passado, me falaram da oportunidade de servir pertencendo ao NPOR e que lá eu poderia continuar com meus estudos, então eu achei a ideia muito boa e comecei a gostar e me dedicar ao curso. Me sinto muito feliz”, ressalta. 

Rolf Steinhaus

Alexandre Bandeira recebeu duas medalhas por aproveitamento
 
Primeira Turma – Centenário Frei Orlando
 
Alefe Junior da Cunha Oliveira
Alexandre Bandeira
Alexsandro Muniz Lopes
Alisson Mota da Silva
Eduardo Antunes Sosa
Emerson Eduardo Wenzel
Felipe Augusto Sehn
Hallan Lopes Guedes
Henrique Gabriel Haas
Jader Borges de Oliveira
Jean Stertz
João Felipe Ribeiro
Jonas Pereira
Matheus Aquino dos Santos
Rafael Frantz
Ricardo Reimann
Rodrigo Becker
Thiago Rieck 
Vinícius Braga Silveira
Willian da Silva
 
 
Destaques
 
Capacidades Intelectuais, físicas e psicológicas
 
Alexandre Bandeira (1° Lugar)
Vinícius Braga Silveira (2º Lugar)
Jean Stertz (3° Lugar)
 
Melhor Atirador
 
Henrique Haas
 
Combatente com melhor aptidão física
 
Rodrigo Becker
 
Prêmio Corrêa Lima (Destaque)
 
Alexandre Bandeira