
Foto: Divulgação/Team Kick Sauber
Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, está prestes a viver um momento histórico no automobilismo brasileiro. Aos 21 anos, ele será o primeiro brasileiro a largar em um Grande Prêmio de Fórmula 1 no circuito de Interlagos, em São Paulo, desde Felipe Massa, em 2017. Apesar da expectativa em torno da estreia em casa, o novato mantém os pés no chão.
“É um final de semana em Interlagos, eu não vou mentir, obviamente que tem mais expectativa, mais ansiedade de todas as partes. Mas no final das contas é uma corrida que vale a mesma quantidade de pontos”, afirmou Bortoleto. Campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, passou grande parte da carreira na Europa e admite pouca familiaridade com o traçado paulistano. “É uma pista nova, digamos assim, para mim”, observou, lembrando que sua única experiência em Interlagos foi em uma prova de Stock Car, em 2022.
Bortoleto deixou o Brasil aos 11 anos para apostar no kart europeu, acreditando que esse seria o caminho mais rápido para alcançar a Fórmula 1. Agora, diante da torcida brasileira, ele busca manter a concentração e tratar o GP como qualquer outro. “A expectativa sempre vai estar lá, mas não vai mudar o resultado final. Então, o negócio é a gente dar o nosso melhor e preparar o final de semana da melhor maneira que der e fazer o nosso trabalho na pista”, reforçou.
Ciente da imprevisibilidade do clima em Interlagos, o piloto acredita que a chuva durante os treinos pode ser benéfica para os ajustes. “No final das contas, não é o que eu quero que vai acontecer… O que acontecer, aconteceu. Então é igual para todo mundo e vamos para cima”, planejou o jovem piloto, demonstrando maturidade diante das variáveis da corrida.
Atualmente, Bortoleto ocupa a 19ª posição no campeonato de pilotos, com 19 pontos, e vem de um décimo lugar no GP do México. Seu desempenho tem chamado atenção no paddock, inclusive de nomes experientes como Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe. “Gabi é um dos novatos mais promissores que já vi em muito, muito tempo”, elogiou o alemão. “Ele é de altíssima qualidade, aprende extremamente rápido, é extremamente rápido.”














