Início Esporte Futebol brasileiro pode voltar no final de junho, afirma CBF

Futebol brasileiro pode voltar no final de junho, afirma CBF

Foto: Divulgação

O futebol brasileiro já está pensando na retomada do esporte que, dependendo da curva de casos do novo coronavírus, poderia ocorrer no fim de junho, conforme disse Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última terça, 19, à agência de notícias Reuters.

Feldman afirmou que o Campeonato Brasileiro pode ter todos os jogos com portões fechados e ser concluído apenas no começo do 2021. Segundo ele, a volta do Campeonato Alemão, no último fim de semana, deu uma esperança ao futebol mundial e mostrou uma perspectiva animadora. “Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do alemão . A Alemanha é uma ótima sinalização”, declarou à Reuters.

O protocolo final de saúde da CBF, que será recomendado aos clubes, está em fase de conclusão, mas incluirá, segundo Feldman, medidas como testes permanentes para a covid-19, distanciamento social, medidas de higiene, transporte em veículos particulares de atletas e jogos com portões fechados.

Caso não houvesse a pandemia, o Campeonato Brasileiro deveria ter começado este mês. Agora, a perspectiva é que o futebol nacional seja retomado entre o fim de junho e o início de julho. “Maio é o período mais dramático da doença e vamos ver as portas que vão se abrir em junho. O aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, declarou.

O futebol brasileiro está parado desde março, quando campeonatos locais e nacionais (como a Copa do Brasil) foram interrompidos por causa das medidas de restrição provocadas pela pandemia. Grandes clubes do Brasil já iniciaram atividades nos últimos dias, como a dupla Gre-Nal, em Porto Alegre.

“Dependendo da curva da doença aqui no país, mais um mês ou um mês e meio após o pico. Maio abre portas, junho abre outras adicionais e não duvido que em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar com restrições”, afirmou.

Normalmente, o Campeonato Brasileiro termina no começo de dezembro, mas, diante do atraso provocado pela pandemia, a competição usará datas perto do Natal e do Ano Novo e pode até só ser concluído em 2021, afirmou. “É possível que tenhamos futebol nas datas próximas do Natal e do Ano Novo”.