Início Esportes Futsal: Assaf: Semana de mudanças

Futsal: Assaf: Semana de mudanças

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Após a última partida dentro da Liga Série Ouro de futsal, diante do Cachoeira (na ocasião a Assaf foi batida pelo placar de 4 a 2), já ficava evidente que o Tricolor santa-cruzense mergulharia então na sua pior fase dentro da competição desde sua estreia no estadual, ainda em 2008. Recém chegado no clube, Lavoisier já não faz mais parte do elenco. O goleiro e o ala Doda se desligaram da Assaf após reunião com a diretoria na noite da última terça-feira. 
O nome de Lavoisier surpreendeu todos os santa-cruzenses ao ser anunciado pela direção da Assaf nos primeiros dias do mês de julho. Apresentado no dia 3, o goleiro multicampeão chegou com o peso de ser a maior contratação na história da Assaf e também do futsal regional. Dentro de quadra, a atuação não teve nem de longe o mesmo brilho das conquistas do goleiro pelos clubes que passou. Foram apenas três jogos defendendo as cores da Assaf, duas derrotas e uma vitória. Lavoisier levou treze gols no seu curto período de tempo como arqueiro do Tricolor santa-cruzense. As dificuldades financeiras encontradas pela Assaf atualmente pesaram na decisão do experiente goleiro. Segundo César Silveira, presidente da Assaf, o acordo para a liberação do camisa 1 se deu de forma amigável. “É um profissional incrível, de altíssima qualidade que sentiu o momento financeiro ruim da Assaf e que optou por voltar para Carlos Barbosa”.

Ricardo Wendland

Assaf precisa superar torneio da morte para seguir na elite 

 
 
 
 
Outro que deixou o clube é o ala Doda, de 23 anos. O atleta recebeu uma proposta da Unisul, de Santa Catarina, e pediu desligamento do clube. Doda atuou em dez partidas pelo Tricolor, mas acabou fraturando o metatarso do pé esquerdo, o que lhe rendeu dois meses sem atuar pela Assaf. O ala voltou à quadra diante do Cachoeira no último sábado.
O presidente César Silveira afirma que poderão chegar ao clube alguns atletas já conhecidos do torcedor da Assaf. “Estamos em um momento muito delicado também no que diz respeito à parte financeira, precisamos nos motivar e seguir na competição. Possivelmente poderemos trazer alguns jogadores da região que já atuaram pela Assaf, mas ainda depende do que a diretoria decidir”.
 
Fim de carreira
 
O goleiro foi um dos maiores atletas na história do futsal gaúcho e foi na ACBF de Carlos Barbosa que o arqueiro ganhou fama. Lavoisier jogou mais de 700 partidas em nove temporadas pelo time laranja. Entre os títulos conquistados pelo goleiro em clubes, estão mundiais, Libertadores da América, ligas nacionais e campeonatos gaúchos. Na Seleção Brasileira, foi suplente no título mundial de 1996 e vice-campeão, como titular, em 2000.  Pela seleção, foram 150 jogos. Atuou também no Tio Sam (RJ), Vasco da Gama (RJ), Intelli/Orlândia (SP) e Ulbra (RS). O goleiro dedica-se agora a negócios pessoais. 
 
Esperanças
 
Para seguir viva na competição, a Assaf precisa ser destaque no temido torneio da morte que terá no próximo sábado, 3, seu pontapé inicial. Comandada pelo técnico Bella, a equipe enfrenta o Santo Ângelo fora de casa. A Assaf enfrenta ainda o Sobradinho e o São Luiz. 
 
 
Cristiano Silva

Com 39 anos, goleiro Lavoisier atuou em três partidas pela Assaf. Foram duas derrotas e uma vitória e 13 gols sofridos