Início Esportes Futsal: Conheça o novo técnico da Assaf, Elson Machado

Futsal: Conheça o novo técnico da Assaf, Elson Machado

Diego Dettenborn – [email protected]

Um sujeito calmo, com semblante tranquilo e poucas expressões ao falar. Assim se resume a figura do novo técnico da Assaf, Elson Gomes Machado. No comando do tricolor há pouco mais de uma semana, Elson já sentiu o sabor amargo da derrota dentro do Estadual Série Ouro, porém, com uma grande bagagem no futebol e no futsal, ele poderá fazer história dentro do clube, vontade e ambição não faltam.
Natural de Tupanciretã, Elson reside em Santa Cruz do Sul desde o ano de 1995, sendo assim ele mesmo já se intitula um cidadão santa-cruzense. Casado com a psicóloga Terezinha Andreatta e pai do pequeno João Vitor, de apenas três anos de idade, o agora técnico da Assaf, apesar da sua pouca idade (46 anos), já percorreu um longo trajeto no futebol de campo amador e profissional. O passo para o comando técnico aconteceu em 2005, e curiosamente foi dado logo naquele que seria anos mais tarde um rival dentro das quadras, a Assoeva de Venâncio Aires. Primeiramente Elson atuou como preparador físico, supervisor e por fim, com a saída do técnico da Assoeva, Elson assumiu interinamente. Os bons resultados renderam a ele uma efetivação e desde então o técnico não parou mais.
 

Rolf Steinhaus

Elson com o filho João Vitor de 3 anos

 

Em 2008, ele retornou à Assaf para trabalhar como coordenador das categorias de base. Foi no Desportivo de Vale do Sol que o técnico enfrentou o desafio maior até então. E a tarefa foi tão bem cumprida na Série Prata que lhe rendeu um convite para trabalhar na principal liga de futsal do estado pela Alaf, de Lajeado. Na Série Ouro, apesar de um início conturbado, o trabalho também foi reconhecido. Já em 2012, após a saída de Vandré Costa, Elson foi chamado para comandar o time santa-cruzense.  

Desafio

Alguns saíram e outros chegaram na Assaf, e as mudanças não aconteceram somente dentro de quadra. Elson veio para substituir Vandré Costa, chamado para comandar uma equipe catarinense na Liga Nacional de Futsal. Poucos dias à frente da equipe, o técnico garante não ter se incomodado com a situação e afirma estar vivendo a realização de um sonho. “Pra mim foi uma surpresa muito grande, e posso afirmar que foi a realização de um sonho. A diretoria da Assaf me procurou por conhecer o meu trabalho, e eu assumi o desafio. Acredito que o convite veio na hora certa”. Sobre as dificuldades da equipe na competição, Elson se mostra bastante motivado. Segundo ele, ainda é possível buscar a classificação. “Com a sequência do campeonato, a gente vai poder fazer um trabalho mais focado. Vamos tentar trabalhar para que o grupo assimile isso e consigamos dar um novo ânimo à equipe. Queremos fazer o melhor possível nesta etapa da competição para poder buscar a classificação entre os oito mais bem colocados”.

Plantel

Mesmo sendo chamado às pressas e tendo nas mãos um grupo totalmente descaracterizado, Elson garante conhecer o grupo e acreditar no potencial da equipe. O novo técnico do Tricolor convoca os torcedores santa-cruzenses para apoiarem a equipe na competição mais disputada do Sul do país. “Dos jogadores que permanecem no grupo, a maioria deles eu já conheço, já trabalhei, então eles já sabem como é o meu estilo de trabalho. O torcedor tem que saber que este momento é muito importante para a equipe, pois temos um grupo formado, onde mais de 50% dos atletas é aqui de Santa Cruz, então o apoio é crucial para os jogadores”. Ainda segundo Elson, o grupo ainda pode crescer muito dentro do campeonato. “Responsabilidade é a palavra chave. Espero transmitir para os jogadores uma cobrança maior em termos de atitude individual. Não quero que meus atletas se limitem somente aos trabalhos técnicos e táticos. Eles devem ter a percepção das suas qualidades, gosto de trabalhar com ideias e propostas novas, desde que seja favorável ao grupo.”
 

                                                                                                                   Rolf Steinhaus

Treinador não teme desafio: “É um sonho realizado comandar a Assaf”

 

Trajetória

Como jogador de futebol, Elson passou por muitos clubes amadores. Fez história com o Vila Arlindo de Venâncio Aires, passou pelo Trombudo entre outros tantos clubes da região. Ainda em 1991, Elson comandou a meia-cancha do FC Santa Cruz, mas um problema no púbis o tirou dos gramados profissionais em definitivo logo no ano de 1992. Formado em Educação Física no ano de 2004 pela Universidade de Santa Cruz do Sul, ele atualmente também ministra aulas no Projeto + Esporte, uma ação da Unisc em parceria com o Ministério dos Esportes. Como se não bastasse, o novo treinador ainda soma como profissão a de personal trainer. Se depender de Elson e da sua ambição por bons resultados dentro de quadra, a Assaf poderá até chegar no seu objetivo, traçado ainda no primeiro mês deste ano na apresentação do grupo: ser a equipe de maior destaque dentro da Série Ouro 2012.