Início Política Gabinete Digital: Consulta pública segue até o dia 17

Gabinete Digital: Consulta pública segue até o dia 17

SuilanConrado
[email protected]

Na quarta-feira, 3 de julho, o governador Tarso Genro (PT), lançou a consulta sobre reforma política, criada com o intuito de ouvir a população e contribuir para o  debate em nível nacional. A ferramenta foi apresentada no Palácio Piratini, em uma atividade que
discutiu o atual sistema político e as possibilidades de transformação social.
 A consulta fica disponível através do endereço www.gabinetedigital.com.braté o dia 17 de julho.  Ao final do prazo, as contribuições serão sistematizadas, e a lista das propostas mais priorizadas pelos participantes será entregue à bancadagaúcha no Congresso Nacional.

COMO FUNCIONA

A consulta é constituída de duas perguntas. Na primeira, o usuário tem a opção de escolher se a reforma política deve ser feita pelo atual Congresso ou por meio de uma Câmara Constituinteexclusiva. A segunda questão busca identificar quais as
prioridades de mudanças no sistema político brasileiro e permite que os cidadãos optem, entre as propostas apresentadas, por aquelas que consideram mais urgentes.
As alternativas são apresentadas em pares, montados aleatoriamente a cada
rodada, para que o participante vote em uma delas, priorizando-a em relação à outra. Após clicar na preferida, surge um novo par de propostas, e assim sucessivamente. É possível optar por não decidir sobre um par de sugestões ou, ainda, enviar a própria ideia.

 

Camila Domingues/Palácio Piratini

Lançamento da Consulta sobre Reforma Política aconteceu no Palácio Piratini