O Internacional venceu o Caxias por 2 a 1, de virada, na tarde do último domingo, 13, no Beira-Rio, e sagrou-se bicampeão gaúcho. No jogo de ida, em Caxias do Sul, os times haviam empatado em 1 a 1. Em 103 anos de história, este é o 41º título estadual do time Colorado que abre vantagem de cinco conquistas sobre o rival Grêmio.
A finalíssima foi repleta de emoção no estádio Gigante da Beira-Rio. O time da Serra largou na frente, com um gol de Michel anotado aos 26min do primeiro tempo. O resultado de 1 a 0 servia para o Caxias, mas na etapa final o Inter foi para cima e conseguiu a virada. Aos 6min, Oscar sofreu pênalti, mas Nei desperdiçou a cobrança. Porém, a blitz colorada prosseguiu de forma intensa e, aos 21min, Sandro Silva igualou o placar. Cinco minutos mais tarde, Leandro Damião marcou belo gol de cabeça e garantiu mais uma taça para o time vermelho.
A história do 41º título gaúcho do Inter começou com muita dificuldade. O Caxias disputou um grande primeiro tempo, marcando com qualidade e atacando sob a regência de Wangler, um meia canhoto e habilidoso, que deu muito trabalho. O bandeira Marcelo Barison ainda cometeu um grande erro, ao marcar impedimento em lance que Oscar estava, no mínimo, cinco metros em condições. E assim a primeira etapa deixou os mais de 20 mil colorados presentes preocupados.
Aos 26min, o time da Serra abriu o placar. Wangler cobrou escanteio, Vanderlei desviou de cabeça no primeiro pau, a bola atravessou a pequena área até que Michel entrou de peixinho e completou para o gol. O gol fez o Caxias crescer na partida. Aos 38min, Wangler fez bela jogada pela intermediária, driblou dois e bateu de pé esquerdo para grande defesa de Muriel pra escanteio. O Inter só conseguiu criar uma boa oportunidade aos 44min, quando Tinga lançou para Damião, que escorou até Índio concluir de primeira por cima.
Divulgação Inter

Recuperado, D’Ale entrou na segunda etapa e comandou o meio-campo Colorado
Virada
No intervalo, o técnico Dorival Júnior colocou D´Alessandro e Dagoberto nas vagas de Tinga e Dátolo. O Inter retornou energizado do vestiário, assumiu uma postura mais ofensiva com D´Alessandro, Oscar e Dagoberto se movimentando muito e empurrando o Caxias para trás. A pressão do Inter deu resultado aos 21min. Oscar tocou a bola na área, Damião brigou com a zaga, e Sandro Silva pegou a sobra, deu um corte no zagueiro e chutou de pé esquerdo no alto, marcando um belo gol. Cinco minutos depois, Fabrício apoiou bem pela esquerda e cruzou na medida para Damião cabecear no cantinho. Paulo Sérgio ainda tocou na bola, mas ela entrou. Foi o 11º gol do centroavante no Gauchão, que pelo segundo ano consecutivo foi o artilheiro da competição. Damião já alcançou a marca de 17 gols na temporada.
Aos 44min, Muriel fez a defesa do título! Wangler acertou um chutaço da entrada da área e o goleiro colorado salvou com defesa para escanteio.
A partir daí, o Inter segurou bem os últimos minutos, enquanto D´Alessandro já regia a torcida com os braços, antecipando a festa do título. Os torcedores gritavam “Bicampeão” antes mesmo do árbitro apitar o final da partida.
Comemoração
Tão logo o árbitro encerrou o jogo, o carnaval colorado se estabeleceu no gramado. Jogadores reservas, dirigentes, funcionários se somaram aos titulares e se abraçaram e festejaram bastante. Em seguida, um palco foi armado no campo para a entrega das medalhas e da taça ao Inter. Depois disso, os atletas levaram o troféu até a torcida e deram início a muita celebração.














