Início Geral Grupo do Bem busca local para centralizar atividades em Santa Cruz do...

Grupo do Bem busca local para centralizar atividades em Santa Cruz do Sul

Entidade que pratica ações de voluntariado há 15 anos carece de local para unificar suas ações

Divulgação Facebook

O Grupo do Bem está em busca de um espaço amplo para que possa centralizar suas atividades e ações. A entidade, que pratica diversas ações sociais na comunidade de Santa Cruz do Sul busca um imóvel para ser a sede do grupo de voluntários, que atua há 15 anos de forma anônima, auxiliando milhares de famílias em situação de fragilidade social.

A professora Luciana Antonia Tremea, que coordena o Grupo do Bem, explica a necessidade de unificar os espaços. “Estamos com atividades diárias e em várias frentes e carecemos de um espaço amplo e único, para podermos centralizar estas ações”, explica. Luciana destaca que por causa do grande volume de doações angariadas e ações sociais, o Grupo do Bem carece de uma estrutura física para armazenamento e organização das doações, além da instalação de sua cozinha.

Na rotina diária das práticas beneficentes que são adotadas pelo Grupo do Bem está a distribuição de cestas básicas, roupas e calçados, móveis e utensílios domésticos, roupas de cama e cobertores. Também são destinados enxovais para recém-nascidos, agasalhos e comida (quentinhas) para várias famílias, bem como as vezes para os moradores de rua e cachorro-quente para crianças nos mais variados bairros.

Existe ainda uma rede de acolhimento de doações em diversos pontos da cidade para a confecção da Sopa do Bem, que é produzida na Unisc durante o inverno, além da produção de pães – a serem distribuídos aos mais necessitados. Também ocorre a realização da confraternização de Natal, com a distribuição de ranchos para as famílias e presentes para as crianças nos bairros, a construção de banheiros em residências sem banheiro.

Ainda são realizadas visitas dos voluntários do grupo, ligados à área da saúde, às pessoas com problemas; distribuição de fraldas geriátricas; além da entrega de 120 pães diários, de segunda a sábado, em parceria com uma padaria.

Enxurrada

O Grupo do Bem foi um dos que se mobilizou para auxiliar os mais necessitados durante a enxurrada que castigou a comunidade de Santa Cruz do Sul no dia 28 de janeiro, quando os voluntários se mobilizaram e auxiliaram, numa corrente de solidariedade, junto com a Prefeitura, angariando e distribuindo alimentos, agasalhos, móveis para as pessoas mais afetadas.

Futuro

Além de continuar a realizar todas as atividades que atualmente realiza em um único espaço, o grupo de voluntários conta com diversos profissionais nas mais diversas áreas, e a ideia com um espaço amplo é trabalhar o desenvolvimento de atividades para capacitar em serviços os mais diversos e melhorar a empregabilidade das pessoas de diversos bairros, bem como na alfabetização de adultos, incentivar a prática de esportes, trabalhar com a música, entre outros.