Início Política Helena Hermany lidera pesquisa eleitoral

Helena Hermany lidera pesquisa eleitoral

Instituto Amostra entrevistou 400 eleitores residentes de Santa Cruz do Sul

Sara Rohde
[email protected]

A primeira pesquisa do Instituto Amostra referente às eleições 2020, encomendada pelo Riovale Jornal, realizada entre os dias 13 e 14 de outubro, mostrou que Helena Hermany (PP), atual vice-prefeita, lidera a corrida pelo Executivo. Em segundo lugar vem Alex Knak (MDB).
O Instituto Amostra entrevistou 400 eleitores residentes de Santa Cruz do Sul de ambos os sexos, diferentes faixas etárias, graus de escolaridade e renda familiar. O objetivo é investigar a intenção de votos para prefeito e avaliar a atual gestão do Município.

Helena Hermany lidera as pesquisas estimulada e espontânea. O levantamento estimulado, o qual apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, diz que Helena está na liderança da disputa com 34,8% das intenções de voto. A candidata é seguida por Alex Knak, que conta com 21,5%. Em terceiro lugar está Mathias Bertram (PTB) com 13,8%. A sequência traz Jaqueline Marques (PSD), candidata do atual prefeito Telmo Kirst, com 6,5%, Carlos Eurico Pereira (Partido Novo) com 4,3%, Frederico de Barros (PT) com 1,5% e Irton Marx (Solidariedade) com 0,3% das intenções. A pesquisa estimulada aponta que 8,3% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato e 9,3% ainda não sabem em quem votar.

Na menção espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helena Hermany também está à frente com 27,3% das intenções de voto. Já o segundo lugar fica com Alex Knak com 10,3% das citações, seguido pelo Mathias Bertram com 9,3%. Jaqueline Marques vem em quarto lugar com 3,8% das intenções de votos. Após, a pesquisa aponta Carlos Eurico Pereira com 2,5% e Frederico de Barros com 0,3%. Neste momento, 38,5% dos eleitores de Santa Cruz do Sul ainda não sabem indicar espontaneamente um nome para prefeito e 8,3% não elegem nenhum candidato.

A rejeição aponta um índice baixo dos candidatos, sendo liderada por Irton com 13,3%, seguido por Frederico, que apresenta 13,0%. Após, Helena e Alex apresentam rejeição de 12,0%. A candidata Jaqueline aponta rejeição de 6,0%, Carlos Eurico e Mathias apresentam o mesmo percentual, 3,5%. Dos entrevistados, 38,3% relataram que nenhum nome é rejeitado e 5,0% ainda não têm definição.

A amostra é representativa dos moradores da área pesquisada e foi selecionada em três estágios. No primeiro estágio, identifica-se os setores censitários do Município; No segundo estágio, segmenta-se a amostra respeitando a proporção de cada setor censitário dentro do Município; No terceiro estágio, é feita a seleção do entrevistado, dentro do setor censitário, utilizando-se quotas proporcionais às variáveis socioeconômicas.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário estruturado de acordo com os objetivos e distribuídas nos bairros, conforme o peso populacional segundo o IBGE. A margem de erro e intervalo de confiança são de 5,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Áreas pesquisadas
Aliança/São João; Arroio Grande; Avenida/Várzea; Boa Vista; Bom fim; Bom Jesus; Centro; Dona Carlota/Rauber; Esmeralda; Capão da Cruz/Liberdade; Faxinal; Goiás; Higienópolis; Independência/Renascença; Linha João Alves; Linha Santa Cruz; Margarida/Belvedere/Monte Verde; Menino Deus/Ana Nery; Monte Alverne; Piratini/Figueira/Pedreira; Rio Pardinho; Santa Vitória (Imigrante/Glória/Cristal/Harmonia); Santo Inácio; Santuário, Senai, Universitário; Verena; Vila Nova/Ohland/Santo Antônio; Vila Schultz.

Informações técnicas
Pesquisa realizada pelo Instituto Amostra
Contratante: A.F. Dreher Editora
Público alvo: Eleitor residente em Santa Cruz do Sul
Período de coleta: dias 13 e 14 de outubro de 2020
Variáveis para as cotas amostrais
Gênero: Masculino, Feminino
Grupo de idade: 16-24; 25-34; 35-44; 45-54; 55-64; 65 e mais;
Escolaridade: Ensino fundamental; Ensino médio; Ensino superior; Analfabeto
Pesquisa registrada no TSE sob o número RS-00603/2020

Instituto Amostra
O Instituto Amostra foi fundado pela sócia diretora Margrid Sauer. Socióloga, mestre em Educação, docente de pós-graduação da disciplina Metodologia de Pesquisa. Com mais de 30 anos de experiência em pesquisa de informação para empresas, administrações públicas e partidos políticos, Margrid conduz pesquisas de aferição de viabilidade de candidaturas majoritárias e proporcionais.
Participou de mais de vinte campanhas para cargos majoritários e proporcionais, contribuindo com pesquisas qualitativas e quantitativas e avaliação de programas eleitorais veiculados em rádio e televisão.
A fundadora realizou pesquisas de avaliação de desempenho de executivos municipais e estaduais, que foram usadas para definir ou corrigir prioridades de governos.