Início Geral HISTÓRIAS: A qualificação que abre sorrisos e portas

HISTÓRIAS: A qualificação que abre sorrisos e portas

Ketlyn e Fernanda estão entre os 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, que foram contemplados, em uma parceria entre prefeitura, através da Secretaria de Educação, e o Senai

Fotos Elemir Polese

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.

Ketlyn Anita Pires da Silva tem 16 anos e nunca imaginou que um dia poderia seguir os caminhos do pai. A imagem que não sai de sua retina, é a de seu Luiz com uma caixa de ferramentas debaixo do braço, saindo de casa para resolver problemas domésticos de outras pessoas, e em outras vezes os de sua própria casa, envolto em fios na troca da resistência de um chuveiro e até no simples desenroscar de uma lâmpada queimada.

Ketlyn e Fernanda estão entre os 20 alunos da rede municipal
que realizam curso de capacitação por meio de parceria entre prefeitura e Senai

Seu Luiz tem mais uma peculiaridade. É amante de histórias de época, e exigiu que Anita fosse o segundo nome de batismo de Ketlyn, pois virou fã daquela mulher revolucionária, que além de ter o mesmo sobrenome que o seu, “da Silva”, tornou-se Anita Garibaldi após conhecer Giuseppe em uma das batalhas.

Pois a batalha de Ketlyn, já superada, passou a ser outra. Em uma manhã de aula na Escola Municipal Santuário, ela foi convidada para se inscrever em cursos de elétrica e mecânica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Eu tinha vontade de trabalhar, mas para isso precisava aprender, e me joguei no curso por necessidade, e agora virou paixão”, conta ela, animada.

No início, diz Ketlyn, tudo parecia uma guerra a ser vencida, ou um bicho de sete cabeças. “Eu entrei sem saber nada, nem trocar uma lâmpada eu sabia. Mas o jeito que os professores foram explicando, percebi que não era tão difícil assim”, lembra. Com tanta dedicação, hoje ela domina com maestria um dos instrumentos utilizados, como o desencapador de fios, por exemplo, com a mesma destreza de um garfo. E não só ela. Sua colega de curso, Fernanda Lehmkuhl, de 15 anos, que diz estar sempre com sede de aprender sempre mais, inscreveu-se no curso e também surpreendeu a si mesma. “Estou encantada com a parte elétrica, nunca imaginei que ia aprender tanto, e isso que estou na fase inicial”, contou.

Oportunidade

Ketlyn e Fernanda estão entre os 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, que foram contemplados, em uma parceria entre prefeitura, através da Secretaria de Educação, e o Senai, com o curso em elétrica e mecânica , sem custo algum. Ketlyn, em especial, que desejava muito trabalhar, agora consegue ver uma luz no fim do túnel. “Se eu tivesse que pagar o curso, eu não teria condições. Estou muito feliz com esta oportunidade, porque ela já está me abrindo portas”, disse a filha de seu Luiz.

Ketlyn se refere ao dia 19 de fevereiro do próximo ano, que é quando vai iniciar um curso de qualificação em elétrica predial, sugerido pela Escola Senai, através do programa Jovem Aprendiz, após enviar currículo para uma empresa. “Quando a empresa me ligou, eu nem acreditei. Foi o dia mais feliz da minha vida”, revela.