Início Geral HISTÓRIAS: Craques em dose dupla

HISTÓRIAS: Craques em dose dupla

Irmãos do Bairro Senai relatam experiência como participantes ativos do Craques da Bola há mais de sete anos

Fotos: Divulgação/RJ
Daniela acompanha os filhos Erick e Erika, que participam do Craques da Bola há mais de sete anos

Uma das mais ouvidas músicas da banda de rock Charlie Brown Jr. define o aprendizado dos irmãos Erick e Erika com o Craques da Bola, uma política pública que faz muito mais do que incentivar o esporte em Santa Cruz do Sul. “Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir” é a mensagem que eles recebem dos monitores e transmitem aos novos colegas que ingressam a cada período. Há mais de sete anos participando ativamente do projeto, acumulam muita história boa para contar e, no fim de novembro, tiveram uma das melhores surpresas: uma viagem de integração para o litoral, em um dos parques aquáticos mais badalados do estado.

“Quando a profe falou que iria ter um passeio do Craques da Bola para Capão da Canoa, eu já fiquei ansiosa; quando avisaram que seria para o Acqua Lokos, fiquei muito feliz, porque eu nunca tinha ido e foi uma experiência única para mim!”, conta Erika Andrade, de 13 anos, que participou da viagem inédita proporcionada gratuitamente pela Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para cerca de 800 atendidos.

Ela e o irmão Erick Andrade, um ano mais velho, integram o Craques da Bola desde os seis, por incentivo da mãe Daniela e do pai Julio. “Com o Craques da Bola, eu pude ir para campeonatos, jogar fora da cidade, conhecer pessoas novas”, conta o entusiasmado Erick, que entrou no projeto interessado apenas em aprender a jogar futebol e, hoje, é um dos destaques no salto em distância e na equipe do vôlei – esporte que ele julgava, no início, ser “coisa de menina”.

Os dois participam das atividades semanais promovidas pelo projeto no núcleo do Bairro Senai e sempre aguardam ansiosos pelas Olimpíadas do Craques da Bola realizadas anualmente – evento que reúne todos os núcleos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e é considerado, pelos irmãos, “o melhor e mais aguardado do ano”.

Monitores do projeto com parte da equipe que integra o núcleo do Craques da Bola do Bairro Senai

Fundado pela Prefeitura em 2014, o Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã envolve mais de 2 mil crianças e adolescentes, de 50 núcleos do município localizados em diferentes bairros da cidade e no interior que, com orientação de profissionais da educação física, praticam diversas modalidades esportivas, como futsal, basquete, voleibol, handebol e atletismo, no turno oposto às aulas escolares. “São competições saudáveis, que a gente aprende a conviver, fazer amizades, aprende a ganhar e também a perder”, avalia Erika, que é goleira do núcleo Senai e, além das grandes habilidades em campo, demonstra ter excelente desenvoltura comunicativa.

Mas se engana quem pensa que os talentos dos irmãos nos esportes e na comunicação vieram do berço. Conforme Daniela Lopes, quando entraram no projeto, os filhos não sabiam jogar e eram bem tímidos, com dificuldade de interagir com outras crianças – coisa que conseguiram melhorar, aos poucos, com as atividades de integração. “Aprenderam a lidar bem em sociedade, convivem melhor com crianças e adolescentes de outras idades, aprendem a resolver conflitos, têm bom rendimento escolar; é uma iniciativa que preenche a vida deles com saúde”, analisa a mãe, que é professora de educação infantil e vê no esporte uma alternativa para o isolamento social causado pelo uso excessivo de computadores e celulares.

Como participar

Informações sobre inscrições e núcleos ativos para o ano que vem podem ser obtidas no Departamento de Esportes, situado junto ao Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest. Telefone: (51) 3713-1866.

23 Histórias que Fizeram 2023

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.