Início Geral Hoje é o dia de homenagear os metalúrgicos

Hoje é o dia de homenagear os metalúrgicos

No dia 21 abril a classe dos trabalhadores no ramo de Metalurgia comemora seu dia. Tendo como patrono o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, os profissionais formam uma das mais numerosas classes de trabalhadores do Brasil. Uma das grandes marcas dos metalúrgicos são as lutas sindicais. Através destes, em 1979, surgiu o Partido dos Trabalhadores (PT) e, quatro anos após, em 1983, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O grande progresso tecnológico que a humanidade atingiu deve-se, em grande parte, à evolução do domínio dos metais. De acordo com o Dicionário Houaiss, a metalurgia é o “ramo da engenharia que se ocupa da produção de metais e de suas ligas, bem como de sua adequação ao uso”, como também é o “estudo das reações químicas que intervêm nos processos de fabricação dos metais e das propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais metálicos”.
A Revolução Industrial, ocorrida no século 18, acelerou o progresso da metalurgia ao substituir a mão-de-obra pelas máquinas, nas fábricas. O metal começou a ser utilizado em larga escala na fabricação de equipamentos, dando origem à chamada “indústria de base”, especializada na transformação dos metais para aplicação em outras indústrias.
O progresso industrial floresceu no Brasil a partir da década de 1930, em razão da queda da economia cafeeira. Com o advento da produção em série e em larga escala, muitos trabalhadores deixaram o campo, em busca de emprego na cidade. Surgiu o operário industrial, o operador de máquinas, o encarregado de produção nos mais variados tipos de indústria. Assim, surgiu o metalúrgico.
O metalúrgico é, antes de tudo, um especialista. No início da indústria, eram empregados os ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal. Nos dias de hoje, o metalúrgico se divide entre os diversos ramos da metalurgia, de acordo com seu nível de conhecimento. O de formação técnica e especializada atua no chamado “chão de fábrica”, dando forma e acabamento aos diversos produtos derivados dos metais.
O de formação superior e científica – o engenheiro metalúrgico – se ocupa da extração de minérios, da sua transformação em metais e ligas metálicas e da sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças. Cabe a ele a tarefa de adequar os materiais metálicos às funções a que serão submetidos. Esse ofício exige um profundo conhecimento da composição e das características dos metais.
Por constituírem uma das mais numerosas classes de trabalhadores do país, os metalúrgicos se organizaram em fortes sindicatos para lutar pelos direitos da categoria. Sua grande força política e formadora de opinião fez surgir muitos nomes famosos, que hoje representam a classe trabalhadora no cenário político nacional. Um exemplo é o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, eleito para os mandatos de 2003 e 2007. Foi aposentado como torneiro-mecânico e foi fundador e primeiro Presidente do partido dos Trabalhadores (PT).
Fonte: www.paulinas.org.br

Divulgação/RJ

Nos dias de hoje, o metalúrgico se divide entre os diversos ramos da metalurgia

Sindicato dos Metalúrgicos: forte atuação junto à classe

Os trabalhadores do ramo da Metalurgia contam com os serviços oferecidos pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Cruz do Sul. Com base territorial nas cidades de Vera Cruz, Rio Pardo, Pântano Grande, Candelária, Sinimbu, Vale do Sul, Herveiras, Gramado Xavier e Passo do Sobrado, o Sindicato foi fundado em 9 de abril de 1938 e presta diversos serviços e vantagens aos metalúrgicos. Tem sede própria na Rua Fernando Abott, 983, e sede campestre na RST 471, próximo ao Pedágio Santa Cruz.

Arquivo/RJ