Início Opinião Hosana, um olhar de agradecimento

Hosana, um olhar de agradecimento

Os salmos bíblicos são, particularmente, a tradução dos sentimentos do coração humano. Há versos de arrependimento, de inquietação e súplica, mas também de louvor, de agradecimento e, esses, são a maioria deles.
O Salmo 98, por exemplo, é um incentivo ao júbilo pelas maravilhas que Deus tem realizado: “Cantai ao Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas. Deu–lhe vitória sua mão direita e seu braço forte.”
O exaltar a Deus é o cântico de quem tem o coração grato. “É belo louvar o Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor, a tua felicidade durante a noite, porque me alegras com tuas maravilhas.” (Salmo 92)
As palavras que são contrárias ao louvor podem ser traduzidas por aquilo que chamamos de murmuração (reclamação, insatisfação, resmungo, indignação). Sobre ela, Monsenhor Jonas Abib já alertou muitas vezes ao ensinar que “a palavra dá vida. A murmuração é o oposto: destrói, aniquila. Deus quer que sejamos agentes para destruir, para aniquilar, para desterrar a murmuração da nossa vida pessoal, da nossa vida comunitária e do nosso ambiente de trabalho.”
Como satisfaz a alma chegar ao fim deste ano e certificar que percorremos um caminho de santificação, que somente se conclui quando permitimos que as lutas travadas sejam abraçadas pelo louvor de nossa alma.
Viver o “alegrai-vos” e o “em tudo dai graças”, tão incentivados por São Paulo, destrói em nós todo o ímpeto da reclamação. E não se trata de um simples agradecimento que não nos leva a lugar algum. Não! É a certeza de que Deus tem cuidado dos detalhes de nossa vida (I Pe. 5, 6-7).
Por isso, ao término deste ano, devemos gritar com toda nossa força “Hosana, bendito seja o nome do Senhor.” Esse é o testemunho de uma verdade irrevogável: de que temos muito mais motivos para nos alegrar do que para nos lamuriar. Somos vitoriosos pela virtude daquele que nos amou! Essa realidade celeste poderá ser testemunhada nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro durante o Hosana Brasil, evento que vai reunir mais de 100 mil pessoas na sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para agradecer a Deus. Louvar e agradecer.
Entender que somos amados, cuidados por Deus, devolve a nós o olhar de que os obstáculos de nossa vida são detalhes que nos levam ao crescimento espiritual. Assumi-los com serenidade e esperança é o que se espera de um verdadeiro cristão.

*Missionário da Canção Nova em Campo dos Goytacazes (RJ) e bacharel em Direito. Blog: http://blog.cancaonova.com/vitorleal/ Twitter: @vitorlealcn