Início Educação Igualdade e inclusão em destaque

Igualdade e inclusão em destaque

Alyne Motta – [email protected]

“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças, e uma diferença que não produza desigualdade”. Esta frase representa o pensamento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul referente à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla.

Alyne Motta

Down Fama mostrou a alegria que a música traz

A abertura oficial aconteceu na manhã de terça-feira, 21 de agosto, no Ginásio da instituição, com a presença de alunos, exposição de trabalhos e apresentações artísticas da banda Down Fama, que trabalha a expressão natural dos alunos e do grupo Mais Dance, que tem estilo urbano. 

Alyne Motta

Mais Dance trouxe ritmos urbanos para a abertura

A Apae completa 50 anos de atividades, com um atendimento voltado a 332 alunos com deficiência intelectual e múltipla, onde realiza um trabalho nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Todo nosso esforço é voltado a essas pessoas, nossa razão de trabalhar”, declarou o presidente Edemilson Severo.

Alyne Motta

Edemilson Severo: “Essas pessoas são nossa razão de trabalhar”

Edemilson ainda lembrou que são as relações com a comunidade e o poder público que mantêm ativa a entidade, criada por Elisa Gil Borowski. O presidente reforçou sobre os princípios existentes na Apae, os mesmos da fundação. “A igualdade e inclusão é o que tanto pregamos e desejamos na forma de solidariedade”.

INTEGRAÇÃO

A Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) Regimento Gomes Carneiro esteve presente na solenidade de abertura da Semana, que segue até o dia 30 de agosto. De acordo com o tenente Rufino, responsável pela banda, o que os alunos fazem é com o coração. “É olho no olho, sentimento”, declarou.

Alyne Motta

Banda do 7º BIB proporcionou integração com os alunos

Como forma de interação, o tenente apresentou, um a um, os instrumentos que fazem parte da banda. Em seguida, foi a vez da integração com os estudantes, com muita música, alegria e dança. “Se tem uma nota maior que 10, vocês são 11”, garantiu Rufino, emocionado com o carinho recebido.

PROGRAMAÇÃO
Durante o dia de ontem, 22 de agosto, foi realizado o 2º Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Ginásio da Apae. Educadores de diversas áreas e de Apaes da região estiveram reunidos com o objetivo de debater sobre “Educação Inclusiva – Deficiência Intelectual e/ou Múltipla”.
Hoje, 23 de agosto, os alunos terão um dia de campo, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul. Em parceria com os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município e a 5ª Região Tradicionalista (RT), vão ter a oportunidade de viver um dia muito especial e diferente.

Alyne Motta

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos estiveram em exposição

Na sexta-feira, 24 de agosto, a Arena recebe os estudantes para a tradicional boate, um momento de recreação e diversão. No sábado acontece a pernada, em frente da Catedral São João Batista. A segunda-feira, 27 de agosto, é reservada para o dia de talentos e a quinta-feira, 30, o encerramento com sessões de cinema.