Início Geral Imigrantes venezuelanos terão curso gratuito sobre legalização de sua situação no Brasil

Imigrantes venezuelanos terão curso gratuito sobre legalização de sua situação no Brasil

Capacitação em Regularização Migratória, Refúgio e Acesso à Rede Pública será on-line nesta segunda-feira, 5 de outubro

Merlina Neira é uma das idealizadoras da ação para a comunidade venezuelana – Foto Divulgação

Merlina Saudade Ferreira Neira, 37 anos, é venezuelana. Formada em Psicologia Clínica, sua maior dificuldade ao ingressar no Brasil, em 2016, com dois filhos, um de sete meses e outro de 3 anos, foi o processo de regularização. Inicialmente, foi considerada refugiada. Após renovar sua residência, em 2019, o desafio atual é obter o reconhecimento do diploma universitário. Como integrante da Rede dos Venezuelanos no Brasil (Redeven), conhece o drama de muitos compatriotas que, como ela, encaram incertezas e desinformação após necessitarem sair de seu país de origem.

Na próxima segunda-feira, 5 de outubro, será oferecido de forma on-line e gratuita, a Capacitação em Regularização Migratória, Refúgio e Acesso à Rede Pública. O evento é voltado à comunidade venezuelana e ocorre das 19h30 às 21h30, via Google Meet (inscrições neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemUpfnssCHifsFpbfeyDSV2PYGf56W4sHg-3d2YPiY7o5-Qw/viewform).

A proposta é esclarecer lideranças entre os migrantes que vivem no Brasil para levarem informações aos conterrâneos sobre pedido de refúgio, autorização para residência, naturalização e nacionalidade brasileira, e acesso a recursos como serviço social, assistência à saúde e atendimentos da Polícia Federal, entre outros.

Merlina é uma das idealizadoras da ação. “O motivo de ter pensado nessa capacitação foi ver muita desinformação entre venezuelanos nas redes sociais. A gente precisa passar a informação correta. Houve um fenômeno de pessoas que passaram a querer ter filhos no Brasil para ter uma melhor posição. Isso não assegura nada. Só gera pobreza e a desigualdade”, assevera. Outra motivação é a busca de um atendimento esclarecedor por parte das autoridades brasileiras, como a Polícia Federal, pois renovações de permanência e oportunidade de emprego dependem disso.

De acordo com o advogado de Migrações do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), e um dos coordenadores do evento, “nosso objetivo é capacitar membros da comunidade venezuelana sobre como regularizar sua situação e compartilhar conhecimento e experiência sobre o reconhecimento por parte do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) dos pedidos de refúgio dos venezuelanos pela extensão da Declaração de Cartagena, que contempla a grave e generalizada violação dos direitos humanos”, detalha. Pistorelo foi procurado por Merlina, devido à experiência que acumula no tema, em sua vivência no CAM.

O curso rápido é promovido pela Redeven, Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (Namir/UFBA), Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), e MigraIDH/Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFSM. A certificação será realizada por meio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por intermédio do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (MIGRAIDH). São parceiros a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Universidade de Caxias do Sul, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito.

Filhos da Merlinda Neira, refugiados da Venezuela no Brasil desde 2016 – Foto Divulgação

Serviço

Curso rápido: Capacitação em Regularização Migratória, Refúgio e Acesso à Rede Pública

Data: próxima segunda-feira, 5 de outubro

Horário: 19h30 às 21h30

Local: on-line via Google Meet

Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemUpfnssCHifsFpbfeyDSV2PYGf56W4sHg-3d2YPiY7o5-Qw/viewform