Início Geral Inclusão | Inauguração do Centro Girassol reúne comunidade em prol da conscientização

Inclusão | Inauguração do Centro Girassol reúne comunidade em prol da conscientização

Centro oferece apoio para pessoas com o espectro autista e seus familiares

Caminhada de conscientização reuniu representantes da causa do autismo
Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Em ocasião do Dia Mundial de conscientização sobre o autismo, 2 de abril, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, juntamente com a Associação Pró-autismo Luz Azul, realizou a tão aguardada solenidade de inauguração do Girassol – Centro municipal de atendimento ao autista.

A inauguração iniciou com uma caminhada de conscientização, do parque da Oktoberfest até o novo complexo, localizado na Avenida João Pessoa, 1.037, no Bairro Universitário. No percurso, comunidade, entidades representantes da causa autista e autoridades locais prestigiaram a ação, portando faixas e cartazes relacionados ao tema do autismo. Já no local, o ato contou com a execução do Hino do Autismo, pronunciamento de autoridades, desenlace da fita e descerramento da placa inaugural.

A estrutura

Conforme a administração municipal, o Centro é totalmente adaptado para a atenção adequada a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A casa em que funcionará o CMA oferece espaços para a realização de atividades com autistas e familiares. Do lado externo, além de um playground instalado no pátio da frente, há uma piscina para atendimento individual na prática da aquaterapia, horta e jardim sensoriais e fonte terapêutica. Dentro da casa, as salas estão adaptadas para receber os usuários, todas temáticas, como a sala do acolher, do desenvolver, e a também chamada sala da alegria. Em outro espaço há também um miniauditório, para promover capacitações. Há, ainda, um ambiente para realizar oficinas de corte e costura e artesanato para os familiares dos atendidos.

Uma equipe multidisciplinar, formada por servidores de carreira do município – como psicóloga, pedagoga de educação especial, terapeuta ocupacional, estagiários de psicologia, instrutor de música, técnica de enfermagem e enfermeira – estará disponível para os atendimentos.
A coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e que também será responsável pela coordenação do CMA, Adriele Vargas, agradeceu o empenho de todos. “Aos envolvidos nessa conquista, sintam-se parte da nossa equipe que vai trabalhar neste centro. Esta inauguração não é apenas abertura de um novo prédio, mas sim uma jornada de amor, inclusão e progresso para toda nossa comunidade”, afirmou. A expectativa, segundo, Adriele, é de que sejam realizados cerca de 150 atendimentos mensais.

O Centro oferece atividades e espaços multidisciplinares
Agência Invista na Sua Imagem

Aline Lemos, mãe de uma criança autista, exaltou a iniciativa: “Não são apenas educadores, mas profissionais com algo a mais para nossas crianças. Sinto meu filho incluído, e aceito do jeito que ele é, com suas particularidades sendo estimuladas. […] Acredito na disseminação de mais informação e de mais profissionais. Que nossa cidade continue sendo exemplo de inclusão”.

Éder, João Afonso e Aline Lemos
Lucca Herzog

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany reforçou o trabalho coletivo realizado pelo poder público em parceria com a iniciativa privada: “Hoje é um dia muito especial, com mais esta entrega de um local de inclusão na prática. Quero deixar aqui meu reconhecimento a todos os secretários que se empenharam para tornar isso possível, e aos demais parceiros”. Helena comentou ainda sobre a qualidade no serviço do CMA. “Conversamos muito para oferecermos aqui um lugar em que tenha um quadro de profissionais qualificados, para oferecer uma diversidade de oportunidades para as crianças e suas famílias em todas as áreas, tanto da saúde como da educação, do social”, declarou. Por fim, a prefeita agradeceu a parceria com o governo do Estado para a implantação do CMA.

Atendimentos

O CMA atenderá pessoas de todas as idades. No entanto, para ter direito ao atendimento, o usuário terá de ser encaminhado via Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que são os Cras Central, Integrar, do Bairro Bom Jesus, e Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e das 13 às 17h.

A coordenação do CMA ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que atuará em conjunto com as secretarias de Educação e de Saúde. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715-1895.