Início Cultura Inicia a Semana da Pátria em Santa Cruz

Inicia a Semana da Pátria em Santa Cruz

Programação será marcada pela volta do desfile em 7 de setembro, dia 7, na Rua Ernesto Alves, a partir das 9 horas

Pira da Pátria foi acesa junto ao homem de ferro na Praça Siegfried Heuser (Crédito: Luiz Fernando Bertuol)

Ana Souza
[email protected]

A cerimônia de abertura oficial da Semana da Pátria em Santa Cruz do Sul reuniu autoridades civis e militares, imprensa e professores na manhã de quinta-feira, 1º, na Praça Siegfried Heuser, no centro da cidade. A chama, que estava guarnecida no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) desde 15 de agosto, foi conduzida até a praça pelo Corpo de Bombeiros e a declamadora mirim Antonella Feijó, sendo recebida pelo comandante da unidade do Exército, tenente-coronel Marcelo Soares Oliveira.


A pira foi acesa junto à escultura do Homem de Ferro pela prefeita Helena Hermany (Progressistas) e o homenageado deste ano, o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Os hinos do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Independência foram entoados pela Banda do 7º BIB. Na praça também estão expostos os equipamentos do batalhão para visitação, em frente à Estação Férrea.


A Semana da Pátria tem como tema nacional “Bicentenário da Independência do Brasil, Soberania e Liberdade” e municipal “Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade”. A temática visa enaltecer a importância da educação para o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade.
A atração principal das comemorações, o desfile cívico-militar, foi suspenso por dois anos devido à pandemia de covid-19. A parada voltará a ser realizada na próxima quarta-feira, 7, na Rua Ernesto Alves, a partir das 9 horas. A vigília na Praça Siegfried Heuser tem hora cívica diariamente, às 9 horas e às 17 horas. O fogo é guarnecido por representantes das entidades que compõem a comissão organizadora da Semana da Pátria.


“Os festejos são o ponto alto da celebração de nossa identidade como nação. É uma honra poder entregar para a população de Santa Cruz do Sul a celebração da Pátria em um momento tão especial quanto o bicentenário da nossa independência. Momento para exaltarmos os valores cívicos e humanos, que são fundamentais para a formação da nação, tornando a convivência entre as pessoas pacífica, honesta e justa. Precisamos passar ensinamentos adiante, contar nossa história, reforçar nossa cultura e fazer nossa nação consciente e inspiradora”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá.


Helena Hermany enfatizou a parceria entre as escolas públicas municipais, estaduais e privadas em prol da educação. “O professor tem um papel fundamental na formação das gerações e no crescimento do município, do Estado e da nação. Todos se deram as mãos para podermos atravessar o período da pandemia e enfrentar a nova realidade que temos. Parabéns para todos os professores e ao nosso homenageado, que é um espelho, um modelo para nossa sociedade. O professor Nestor é este exemplo”, sublinhou a prefeita.

O HOMENAGEADO

O professor Nestor Raschen atua na educação há 44 anos e falou com orgulho sobre a distinção recebida. “Uma homenagem a um educador é uma homenagem para todos os educadores. Não sei se me cabe essa honraria, mas quero dividir com todos que trabalham em favor da educação. A educação veio na bagagem dos primeiros imigrantes que aqui chegaram em 1849 e em 1851 já existia a primeira escola. Preservamos estes valores, aquela pequena escola foi substituída por outras e assim iniciou a trajetória de nossa Santa Cruz e que muito nos orgulha. Temos muitas coisas boas em nosso país e ser cidadão é estender a mão um para o outro”, ensinou o diretor do Mauá.

Nestor: “Uma homenagem a um educador, é uma homenagem para todos os educadores” (Crédito: Luiz Fernando Bertuol)

Crianças do projeto Craques da Bola vivem um “dia de soldado”


O início da Semana da Pátria deste ano será para sempre lembrado por cerca de 100 crianças que participam do projeto Craques da bola, Cidadãos do Amanhã. Tudo porque tiveram uma manhã diferente na quinta-feira, 1º. O primeiro desafio da garotada foi muito semelhante a de uma rotina militar: acordar cedo.
“Valeu a pena porque eu sempre quis conhecer o quartel. Quando ficar grande quero vim aqui”, disse o garoto Rafael Staub Fruhaf, de 10 anos. Acompanhado da monitora social Vanira Becker, o jovem, que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bairro Aliança, trocou o jogo de basquete e o futebol no projeto para vivenciar uma manhã inteira no 7º BIB.


Logo na chegada, Rafael e os demais tiveram uma recepção calorosa. Foram recepcionados no Pátio Duque de Caxias pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, e o tenente-coronel Marcelo Soares. “Fico feliz que vocês estejam aqui. E fico feliz também por participarem do Craques da Bola, que é um projeto que traz coisas boas para vocês. Quero que vocês cresçam em sabedoria e tamanho”, estimou Helena.


Na sequência, as crianças tomaram lanche e visitaram as instalações do batalhão. Além de conhecerem o memorial da Força Expedicionária Brasileira e o espaço de ensaios da banda, participaram de oficinas de orientação e cabo de guerra. Nessa sexta-feira, 2, outras 100 crianças participaram da iniciativa.