Início Geral Iniciativa: Bairro Margarida forma Nudec

Iniciativa: Bairro Margarida forma Nudec

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Na última sexta-feira, 25 de outubro, foi realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações comunitárias e Esporte, a reunião de formação do 2° Núcleo comunitário de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul (Nudec Margarida). 
Na ocasião foram empossados dez membros – moradores voluntários – que receberão capacitação e realizarão diversas ações como cadastramento dos moradores do bairro, controle das ocupações irregulares, emissão de alertas, primeiras ações de resposta em caso de emergência no local, além de campanhas educativas na comunidade e apoio à Defesa Civil santa-cruzense nas sugestões de melhorias nas condições de segurança local.
O Núcleo do Bairro Margarida é o segundo formado pelo Programa de formação de Nudecs em Santa Cruz do Sul, que tem como objetivo, abranger a todos as áreas de maior vulnerabilidade em nosso município. O primeiro formado foi o do bairro Várzea.
Com o conhecimento popular e experiência dos moradores que residem a anos no local, aliado as informações técnicas das capacitações, o objetivo maior da defesa civil é estabelecer uma comunidade mais segura e bem preparada para agir em situações críticas, amenizando os efeitos negativos causados pelos eventos adversos naturais ou provocados por ação humana. 
“A escolha de trabalhar com o bairro Margarida foi devido aos acontecimentos daquele lugar. Tivemos por lá diversos eventos, principalmente deslizamentos. É um bairro bastante problemático e como tinha já uma movimentação positiva dos moradores que se colocaram a disposição de assumir o Nudec aceleramos então a criação naquele local”, comentou José Joaquim Barbosa, coordenador do Departamento de Segurança Cidadania e Defesa Civil de Santa Cruz do Sul.

Divulgação/RJ

Reunião estreitou união entre defesa civil e moradores do bairro Margarida
 
 
 
O Núcleo Comunitário de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, no bairro Margarida tem como coordenadora geral Tânia Barros Rodrigues, coordenador de ações preventivas Leoniro Hoschneidt, coordenador de ações de resposta Mônica Tricia Pitrovski,  relações públicas Manuri Silveira, coordenação administrativa Ana Flávia Marques e Lidiane Silveira. A coordenação operacional ficou a cargo de Jorge de Barros, Clóvis Afonso Sehnm, Marcos César Goularte e Alcemar Murinel. Ainda segundo Barbosa o bairro Santo Antônio e também o bairro Carlota são os próximos que deverão receber a defesa civil para formação de um núcleo.