Início Educação Instituto Crescer Legal forma 122 jovens

Instituto Crescer Legal forma 122 jovens

Ricardo Gais
[email protected]

Cerimônia ocorreu no Parque da Expoagro Afubra. -Foto: Junio Nunes

Na manhã de hoje, 14, ocorreu no pavilhão do pórtico de entrada da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, a formatura da turma de 2021 do Instituto Crescer Legal – uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). Durante a cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades que apoiam a iniciativa, além de convidados, a banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e imprensa.

Os pais dos formados acompanharam a solenidade pela transmissão ao vivo através do YouTube. Foram 122 jovens de sete turmas dos municípios de Boqueirão do Leão, Santa Cruz do Sul, Herveiras, Sinimbu, Passo do Sobrado, Cerro Branco e Canguçu, que realizaram o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. A entrega dos certificados foi feita pelo diretor e presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, e a madrinha das turmas, a socióloga, advogada e doutora em Direito, Ana Paula Motta Costa.

O Instituto, fundado em 23 de abril de 2015, oferece alternativas para a permanência e o desenvolvimento do jovem no meio rural. Através do Crescer Legal, o jovem tem a oportunidade de desenvolver habilidades e potencialidades para empreender no meio em que vive.

Para Iro Schünke, o foco do ensino é combater o trabalho infantil e oferecer alternativas no turno inverso da escola, além de os jovens se prepararem para o futuro. “É mais um final desse período em que os jovens aprendizes passaram, tendo a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, principalmente em gestão e empreendedorismo. No curso, eles aprendem muitos exemplos do programa que podem ser utilizados tanto para a sua vida particular como a profissional”, destaca.

Schünke elenca que com o certificado, os 122 formandos terão incentivos para o que escolher no futuro. “Esperamos e temos certeza que, para eles, é um incentivo e uma chance para o trabalho que escolherem”.

A educadora referência das turmas de Santa Cruz do Sul e Boqueirão do Leão, Débora Berghahnn, explica como funciona o curso do Crescer Legal. Neste ano foram realizadas aulas complementares, com atividades remotas, planos de estudo, encontros e seminários virtuais, e em junho as aulas voltaram a ser presenciais. “Assim, demos uma sequência nas aulas com aprofundamento dos temas das oficinas, utilizando metodologias de ensino e cooperativismo para que eles entendam que também são protagonistas da vida deles, então, vem a demostrar o desejo deles tanto na área rural como urbana”.

Débora salienta que um teste vocacional foi realizado com os jovens e alguns disseram que vão focar em cursos superiores e outros irão investir na propriedade dos pais. “Eles têm várias escolhas”, frisou. A educadora finaliza dizendo que a formatura não é o ponto final, mas sim o de início, no qual os alunos irão dar andamento em seus sonhos. “Com a carteira de trabalho já assinada é um ponto inicial da vida deles”. Durante o curso, os jovens são vinculados a empresas e contribuem com a mesma de forma remota – por serem menores de idade. “Eles desenvolveram as atividades do trabalho no curso, em seu Município de origem”.

Entre os formados está o jovem Luís Ricardo Greine, de 16 anos. Para ele, estar concluindo o curso é uma experiência indescritível, oportunidade em que aprendeu diversos temas como gestão e empreendimento. “Foram ensinamentos que irão nos ajudar muito no profissional para gerir o próprio negócio, seja no meio urbano ou rural”. Os planos do jovem Luís são de trabalhar na cidade, mas sem deixar de investir no meio rural. “Quero manter esses dois meios em equilíbrio”, pontua.

Luís quer conciliar o trabalho rural com o urbano. – Foto: Ricardo Gais

Com essa certificação, o Instituto alcança a marca de 596 jovens formados no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” desde que foi lançado, em 2015. Para 2022, sete novas turmas estão confirmadas com 150 jovens nos municípios gaúchos de Canguçu, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul.

Instituto premiado

No dia 19 de novembro deste ano, o Instituto Crescer Legal foi premiado em Brasília com o projeto Aprendizagem profissional como alternativa no combate ao trabalho infantil no meio rural. A prática recebeu o primeiro lugar na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Prêmio Brasil Amigo da Criança. O projeto apresentado pelo Crescer Legal obteve nota 80, a mais alta entre todos os 76 inscritos nas sete categorias do edital.

Confira os formados da turma de Santa Cruz do Sul:

– Angelica da Silva Machado, de Alto Paredão;
– Camily Vitoria Ferreira, de São Nicolau;
– Eduardo da Silva, de Alto Paredão;
– Emely Allana Graff, de São Nicolau;
– Haissa Mariano Watte, de Alto Paredão;
– Josueli Tainara Back, de São Nicolau;
– Luís Ricardo Greine, de São Nicolau;
– Patrícia Grasel, de São Nicolau;
– Samira Barbon Rodrigues, de São Nicolau;
– Volnei Willi de Queiroz, da Comunidade São Luís.