Alyne Motta
[email protected]
Angelita Borges
Congresso reuniu cerca de 2,5 mil pessoas em dois dias e meio de atividades
Desde a manhã de quinta-feira, 30 de maio, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do curso de Comunicação Social, recebe estudantes vindos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que participam do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul).
As atividades prosseguem até a manhã de hoje, 1º de junho, no campus de Santa Cruz do Sul. O evento conta com a presença de mais de dois mil inscritos, entre professores e estudantes dos mais diversos níveis, vindos de 100 cursos de universidades dos três estados da Região Sul.
Para o coordenador geral do Intercom Sul, Demétrio Soster, o evento pode ser classificado um sucesso. “Trabalhamos arduamente para que tudo corresse da melhor forma e hoje colhemos os frutos”, declarou o professor, que também é coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc.
Angelita Borges
Congresso ofereceu painéis, palestras, debates e apresentação de trabalhos
Segundo Demétrio, o resultado só foi possível devido ao empenho das professoras Yhevelin Guerin e Fabiana Pereira, que dividiram com ele a coordenação do evento, e também aos demais professores do curso, Reitoria da Unisc e alunos. “A soma dos esforços nos levou ao êxito”, finalizou o professor.
Em sua 14ª edição, o Intercom Sul tem encerramento previsto para as 9h30, no Auditório Central, com premiação do Expocom.
SOLENIDADE DE ABERTURA
A abertura oficial foi realizada na noite de quinta-feira, no Auditório Central da Unisc. Com participação especial da Orquestra Jovem da Unisc, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, marcando o evento que tem como tema “Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”.
Além do professor Demétrio Soster, participou o reitor da Unisc, Vilmar Thomé; o vice-reitor, Eltor Breunig; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, João Pedro Schimdt; a diretora cultural da Intercom, Rosa Maria Dalla Costa; e a diretora regional sul da Intercom, Paula Puhl.
Desirê Allram
Solenidade de abertura contou com a participação da Orquestra Jovem da Unisc
“Um encontro dessa envergadura só é possível ser concretizado com a colaboração de várias pessoas de dentro e fora da Unisc que acreditaram nessa ideia de proporcionar um evento para pensar e debater a comunicação. Agradecemos a todos”, disse o professor Demétrio Soster.
Logo após, foi realizada a conferência com Jesus Galindo Cáceres, do México, mediada pela diretora cultural do Intercom, Rosa Maria Dalla Costa. Promotor cultural, Galindo abordou relacionamentos em rede, vida urbana e rural, evolução do ser humano, influência do Facebook e ciberespaço, entre outros assuntos.
Desirê Allram
Jesus Cáceres deu prosseguimento à noite com palestra voltada às redes sociais
Redes sociais fazem parte do Intercom
Mônica Cruz – Agência A4
O tema do Intercom está presente entre os congressistas. Reunidos perto de uma tomada para não deixar a bateria acabar, eles ficam conectados o maior tempo possível nas redes sociais. A rede social mais utilizada é o facebook, mas durante o evento o instagram ganhou mais destaque. O grupo de acadêmicos de Pelotas admitiu viver sempre conectado e não imagina viver sem essa tecnologia.
Congressistas avaliam o dia
Viviane Fetzer – Agência A4
Alunos do Grupo Educacional Uninter, de Curitiba, parabenizaram a todos os responsáveis pelo evento, principalmente pela organização em todos os aspectos. Por terem viajado 16 horas até Santa Cruz do Sul, eles afirmaram que por mais cansados que estejam ainda querem aproveitar ao máximo o que a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem a oferecer e também a cidade.
Graziela Kohl
Estudantes de mais de 100 universidades estiveram presentes em Santa Cruz do Sul
Aryadne Fernanda Ronqui destacou a receptividade da organização. Isabelle Imay disse que as placas de “Posso ajudar” com o número de telefone ajudaram muito para que eles se localizassem no campus. A frase para finalizar a conversa foi de Aryadne: “nós gostamos tanto da Unisc, da cidade e de tudo que estamos até pensando em vir para cá”.














