Início Geral Intervenção na Sanga Preta deve minimizar risco de enchentes

Intervenção na Sanga Preta deve minimizar risco de enchentes

Em pouco mais de uma semana foram concluídos os trabalhos de limpeza e desassoreamento da Sanga Preta, junto a ponte sobre a RS- 409. O serviço executado pela Prefeitura, sob a coordenação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e de Obras e Viação, resultou na retirada de mais de 300 cargas de barreiras de entulhos, troncos de galhos, vegetação rasteira e excesso de lodo que, em caso de fortes chuvas, obstruem a passagem natural das águas, ocasionado riscos de alagamentos.
Também o canal entre as duas pontes na margem direita de quem segue rumo a Vera Cruz foi totalmente aberto pelas retroescavadeiras, aumentando a capacidade de escoamento das águas pluviais e minimizando possíveis enchentes na área urbana de Santa Cruz do Sul.
O prefeito Telmo Kirst visitou a obra na manhã desta sexta-feira, 3, juntamente com o chefe da Corsan, Rogério Medeiros, e o coordenador operacional, Geraldo Fontana. Na próxima semana, atendendo prontamente a uma solicitação do prefeito, a companhia deverá proceder à substituição e ao rebaixamento da tubulação de esgoto que hoje se encontra acima do leito da sanga e constitui também em obstáculo para o livre curso das águas.
A Corsan vai entrar com a nova canalização e a Prefeitura com as máquinas para execução do serviço. Com essas intervenções a Prefeitura espera solucionar ou pelo menos reduzir o impacto causado com a chegada do inverno e das fortes chuvas.