Início Geral IPVA de carros antigos pode voltar a ser cobrado

IPVA de carros antigos pode voltar a ser cobrado

Vagner Cerentini

Carros com 25 a 30 anos de uso irão pagar 5% caso a lei seja aprovada

 

Vagner Cerentini

Mais de 30% da frota de todo o Rio Grande do Sul têm mais de 20 anos, o que representa cerca de 1,8 milhão de veículos. Entretanto, um projeto protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa pede a retomada da cobrança do IPVA.
De acordo com o projeto, de autoria do deputado João Reinelli (PV), carros com 20 a 25 anos de fabricação passariam a pagar 4% sobre o valor do veículo. Já aqueles com 25 a 30 anos de uso, 5%. Nas ruas, a proposta do fim da isenção divide motoristas.  Algumas pessoas são a favor da não isenção, e justificam que com a nova lei alguns carros que oferecem risco seriam retirados de circulação. Outros já são totalmente contra e dizem que se é por causa da poluição, muitas pessoas vão pagar a taxa e continuar andando com um carro que polua.

O projeto ainda precisa tramitar pelas comissões da Assembleia. Caso seja aprovado, dados da Secretaria da Fazenda mostram que o Estado vai arrecadar por ano R$ 318 milhões a mais com a cobrança de IPVA. Apesar disso, o governo ainda não decidiu se vai orientar deputados da base a apoiarem a mudança.
Segundo o projeto de lei, um carro a gasolina fabricado em 1995, libera no ar quinze vezes mais gás carbônico do que um veículo de 2009. O projeto também prevê cobranças em motocicletas, ônibus e caminhões.